Avança no governo proposta de linha de crédito para empresas aplicarem em cibersegurança
Medida articulada pela GSI prevê captar US$ 100 milhões junto ao BID para financiar proteção digital de pequenos negócios
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O governo federal avança na discussão sobre promover uma linha de crédito para pequenas e médias empresas aplicarem em cibersegurança. Segundo fontes ouvidas pelo R7 Planalto, a expectativa é captar até US$ 100 milhões em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A avaliação é que essas empresas são o elo mais fraco da segurança digital. Como elas costumam ter contratos com grandes companhias, eventuais ataques cibernéticos iniciados em seus sistemas podem servir de porta de entrada para invasões em outras instituições e entidades.
O tema é tratado pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e visa combater a desigualdade cibernética. Atualmente, a pasta elabora uma pesquisa para ouvir os empresários e entender a real demanda por financiamento e melhorias na área.
Leia mais
Levantamento feito por entidades do segmento aponta que cerca de 70% das empresas pequenas e médias fecham em até seis meses após sofrerem um ataque cibernético.
Para o GSI, no entanto, é importante garantir suporte gratuito a essas empresas, além do crédito. O gabinete está em contato com o grupo chamado de Hackers do Bem — programa financiado pelo MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação) e operado pela (RNP) Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
A ideia é permitir que alunos em estágio final prestem treinamento e assessoria a esses pequenos negócios, com mecanismos adaptados a cada realidade empresarial.
De acordo com fontes do GSI, o objetivo é avançar com o tema até o segundo semestre deste ano, quando o gabinete pretende colher os resultados da pesquisa e estruturar os detalhes do financiamento.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













