Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Cleitinho contou à PF abordagem de ONG que pedia indicação de emendas a outro Estado

Depoimento do senador foi um dos que embasou Operação Transparência

R7 Planalto|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Senador rebateu os representanes, alegando que não poderia ajudar, pois só poderia indicar emendas para seu Estado de origem Carlos Moura/Agência Senado - 9.12.2025

Em depoimento à PF, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) relatou ter sido abordado por dois rapazes no Congresso. Conforme o parlamentar, a dupla disse ter uma ONG no Norte do país e pediu uma “parceria de emenda”. Cleitinho, contudo, rebateu os dois, alegando que não poderia ajudar, pois só poderia indicar emendas para seu Estado de origem: Minas Gerais.

Os dois, porém, insistiram que daria para fazer os repasses. “Não, mas aí a gente faz uma parceria“, teria dito um deles ao senador. Ao passo em que Cleitinho insistiu alegando que não poderia fazer a indicação.


LEIA MAIS

“Aí eles disseram ‘não leva mal, não’ e pegaram e saíram. Então, nessa hora que eu falei dos lobistas, eu vi essa situação de pensar assim, esses caras devem ficar indo de gabinete e gabinete para ficar pedindo emenda”, disse o senador à PF.

Em 2024, o ministro do STF Flávio Dino proibiu deputados e senadores de repassarem emendas a outros estados que não seja o próprio de origem. Só há exceção nos casos de projetos de âmbito nacional, em que os repasses sejam além do território do Estado em questão.


Mas, nesse caso, o pagamento é feito pelo Poder Executivo, com rastreabilidade e transparência ao montante.

A oitiva de Cleitinho foi uma das que embasaram a Operação Transparência, deflagrada pela PF na sexta-feira. O parlamentar já vinha denunciando irregularidades da tribuna do Senado.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.