Em campo para ajudar Messias, Lula começa a conversar em particular com senadores
Sabatina do AGU foi cancelada após o governo não enviar ao Senado a mensagem da indicação ao STF

Ao assumir protagonismo direto nas negociações com o Senado pela aprovação de Jorge Messias a ministro do STF, o presidente Lula tem se reunido, reservadamente, com senadores aliados para garantir apoio ao ministro da AGU.
Conforme apurou o R7 Planalto, Lula se encontrou com os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Otto Alencar (PSD-BA) na segunda-feira. Esse último é o presidente da CCJ, responsável por sabatinar indicados ao Supremo.
LEIA MAIS
Ainda nesta semana, o petista deve se reunir com os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), líder do partido no Senado, e Renan Calheiros (MDB-AL).
Na terça-feira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sabatina de Messias, prevista para a quarta-feira (10). O motivo da ação foi que Lula não enviou ao Senado a mensagem que oficializa a indicação, gerando fúria em Alcolumbre. O presidente do Senado chegou a chamar o governo de “omisso”.
Apesar da falta de definição para a sabatina, aliados de Messias preveem que a sessão deve ocorrer em fevereiro de 2026 e que, até lá, o AGU não deve parar de visitar os senadores em busca de votos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














