Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Governo federal vai ampliar rastreio de embalagens no processo de reciclagem

Programa Recircula será uma das ações lançadas na COP30; monitoramento vai ser feito usando nota fiscal eletrônica

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Governo federal vai rastrear embalagens de plástico e vidro para monitorar reciclagem.
  • A iniciativa será lançada na COP30, com uso de nota fiscal eletrônica.
  • Rastreamento acompanhará o percurso dos materiais, desde catadores até a indústria.
  • Objetivo é aumentar a transparência e segurança, ajudando na saúde pública.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Monitoramento vai fiscalizar caminho feito pelos insumos na indústria Edmar Chaperman/Funasa - arquivo

O governo federal vai ampliar o rastreamento de reciclagem, feito atualmente na cadeia do plástico, para outras matéria-primas como papel, tecido, alumínio e vidro. O objetivo é conferir o índice de reciclagem dos itens e fiscalizar o caminho que a matéria-prima faz na indústria. A ação será monitorada pela plataforma Recircula, com previsão de anúncio da ampliação nesta sexta-feira (14) na COP30.

Atualmente, a plataforma já funciona, mas restrita para embalagens de plástico. Criada em parceria da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e com a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), em um ano e meio o portal conseguiu rastrear 50 mil toneladas do insumo.


Agora, com o controle de outras cadeias, o governo pretende acompanhar mais de perto o percurso desses produtos em diferentes cadeias.

O rastreio será feito com base na nota fiscal eletrônica, integrada em um único sistema, que vai acompanhar o produto desde o CPF do catador que recolheu o item, até a triagem nas cooperativas, a venda da matéria-prima para a indústria e a entrada do produto novamente no processo produtivo.


Leia mais

Segundo informações levantadas pelo R7 Planalto, o governo agora quer saber qual o volume de produtos reciclados para além do plástico e fiscalizar essas ações.

A secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Júlia Cruz, explica que será possível até mesmo conferir se o local onde foi feito a reciclagem realmente existe.


Para ela, a rastreabilidade dessas embalagens é um passo importante inclusive para a saúde pública. “É algo muito importante e que ficou evidente para o país agora [com os casos de intoxicação por metanol]”, apontou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.