GSI quer reforçar vidraças do Palácio do Planalto em 2026
Segundo ministro, projeto está avançado para realizar projeto no próximo ano; investimento deve chegar a R$9 milhões

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) pretende substituir as vidraças do térreo do Palácio do Planalto por vidros blindados em 2026. A expectativa foi anunciada pelo ministro Marcos Amaro.
Segundo o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o investimento deve ficar em torno de R$ 9 milhões.
“Pretendemos que nesse próximo ano, 2026, iniciemos a obra de blindagem dos vidros do piso térreo do Palácio do Planalto. Mas há requisitos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que precisam ser atendidos, além de um cuidado muito sério em relação à engenharia, pelo aumento do peso das estruturas. Mas, por agora, não há restrição orçamentária para o início da obra”, contou.
Amaro avaliou que o projeto já está bem avançado. “Vai haver uma licitação para apontar o valor exato, porque outras ações podem ser incluídas nessa medida, como blindar outros vidros do pátio ou das guaritas”, explicou.
Durante o 8 de Janeiro, em 2023, as vidraças do Palácio foram quebradas, facilitando a invasão dos manifestantes. Imagens do circuito interno mostraram que, na ocasião, os manifestantes usaram paus e pedras para quebrar os vidros.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















