Indicado ao STF, Messias deve comparecer à abertura do ano do Poder Judiciário
O ministro, porém, não deve ir na abertura da primeira sessão do Congresso Nacional

À espera da sabatina para se tornar ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, pretende comparecer à abertura do ano do Poder Judiciário, prevista para a próxima segunda-feira.
O ministro, no entanto, não deve participar da sessão de abertura do ano legislativo do Congresso Nacional, também marcada para o mesmo dia.
LEIA MAIS
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga deixada pelo ministro aposentado Luís Roberto Barroso, Messias aguarda desde dezembro o envio, ao Senado, da mensagem presidencial que oficializa sua indicação.
Inicialmente, uma sabatina chegou a ser marcada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ainda para dezembro. No entanto, devido à ausência da mensagem do Palácio do Planalto, a sessão foi desmarcada, sem previsão de nova data.
Até o momento, Lula não enviou o documento. Aliados de Messias, porém, afirmam que o presidente deve encaminhar a mensagem já na próxima semana. A avaliação é de que a demora teria ocorrido para que o ministro tivesse mais tempo para articular apoio e angariar votos no Senado.
Agenda cabe a Alcolumbre
Após o envio da mensagem, caberá a Alcolumbre agendar a data da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, a votação no plenário da Casa.
Desde dezembro, Messias tem se reunido com diversos senadores em busca de apoio. Segundo interlocutores, resta conversar com nove parlamentares, que ainda não conseguiram se encontrar com o ministro por motivos pessoais, como problemas de saúde ou licença do mandato.
Além disso, o ministro tenta viabilizar um encontro com o próprio Alcolumbre, que não tem atendido aos pedidos de reunião desde a indicação. O presidente do Senado já manifestou preferência pública pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para ocupar uma vaga no STF.
Mesmo assim, a posição de Alcolumbre não levou Lula a mudar de ideia no momento de indicar o futuro ministro da Suprema Corte.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















