INSS vai notificar liquidante do Master para comprovar regularidade de 251 mil consignados
Presidente do instituto, Gilberto Waller teve reunião com liquidante do banco nesta sexta-feira
R7 Planalto|Edis Henrique Peres e Natália Martins, do R7 e da RECORD, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai notificar o liquidante do Banco Master para comprovar a regularidade de 251 mil contratos de empréstimos consignados realizados pela instituição financeira.
A medida foi definida em reunião nesta sexta-feira (23) entre o presidente do instituto, Gilberto Waller, com o liquidante do Master, Eduardo Bianchini.
Waller quer a comprovação das assinaturas e saber a taxa de juros aplicada pelo Master. No caso dos contratos irregulares, a autarquia vai devolver os valores para os aposentados e pensionistas.
Segundo estimativa do instituto, os consignados concedidos pelo Master somam cerca de R$ 2 bilhões.
O INSS decidiu bloquear os repasses ao Banco Master em setembro de 2025, antes da liquidação extrajudicial da instituição pelo Banco Central, ocorrida em novembro. A interrupção dos repasses ocorreu porque o banco não conseguiu comprovar as assinaturas nos contratos de empréstimos consignados.
Waller suspeitou de alguns contratos com difícil verificação das assinaturas, principalmente devido ao histórico de denúncias e reclamações que o INSS já havia recebido.
“O Banco Master nos procurou para fazer um acordo e melhorar os padrões de atendimento, questão de portabilidade e juros, mas, quando a gente foi assinar o termo de compromisso, verificamos algumas fragilidades”, relatou o presidente de forma exclusiva ao JR Entrevista no começo do mês.
O INSS chegou a oficiar duas vezes o Banco Master cobrando o envio das informações, mas logo depois a instituição foi alvo de operação da Polícia Federal.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














