Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Máquina de moer café, tablet e relógio: veja os 83 presentes recebidos por Alckmin

Itens foram recebidos em compromissos oficiais e incorporados ao patrimônio da União

R7 Planalto|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente, recebeu 83 presentes oficiais desde 2023.
  • A maioria dos itens veio de autoridades estrangeiras, especialmente da China.
  • Os presentes incluem objetos decorativos, como obras de arte e itens práticos, como uma máquina de moer café.
  • Todos os itens foram registrados e incorporados ao patrimônio da União.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Alckmin ganhou presentes em audiências, viagens, reuniões e eventos Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - 15.01.2026

O vice-presidente Geraldo Alckmin recebeu 83 presentes oficiais desde o início de 2023. A lista reúne itens entregues em audiências, viagens, reuniões bilaterais e eventos institucionais, tanto no Brasil quanto no exterior.

A maior parte dos presentes veio de autoridades e representações estrangeiras, com destaque para a China — além de empresas, autoridades do país aparecem 11 vezes como remetentes, desde embaixadores até o presidente Xi Jinping.


Também figuram com frequência países como Índia, Portugal, Vietnã, Suécia, Bolívia, Emirados Árabes Unidos e Nigéria, além de organismos internacionais e autoridades estaduais e municipais brasileiras.

Entre os itens recebidos, predominam objetos decorativos e artísticos, como quadros, gravuras, esculturas, vasos e peças em cerâmica, além de pratos e bandejas de porcelana.


Há, ainda, jogos de xícaras, caixas ornamentais, livros de arte, molduras fotográficas e símbolos culturais dos países de origem.

A lista inclui presentes de maior valor, como um relógio Huawei, um tablet Vaio, um tapete persa e uma adaga cerimonial dos Emirados Árabes.


Também estão presentes obras chinesas em seda, jade e ouro, como quadros bordados, placas decorativas e peças históricas entregues em encontros de alto nível.

Aparecem na relação, ainda, itens simbólicos, como documentos históricos, brasões, troféus e réplicas artísticas, e peças práticas, como um moedor de café.


Todos os presentes foram recebidos em compromissos oficiais e seguem o rito de registro e guarda do patrimônio público, conforme determinam as normas aplicáveis a autoridades do Executivo federal. Os itens foram registrados e incorporados ao patrimônio da União.

Veja a lista completa dos presentes recebidos por Alckmin, por país de origem

Brasil

• Conjunto de seis xícaras — Prefeitura de Quintana (SP) — 03/2023

• Relógio/Xwatch — Superintendência da Suframa — 03/2023

• Máquina de moer café — Renato Peixoto, deputado e dirigente maçônico — 07/2023

• Prato decorativo — Toto Lopes, artista plástico — 07/2023

• Bandeja de inox espelhada — Marcos Stelzer, CEO da OCP Brasil — 12/2025

China

• Relógio Huawei GT 3 Pro — Wang Qishan, vice-presidente da China — 01/2023

• Decoração chinesa em vidro com suporte de madeira — Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil — 02/2023

• Prato chinês com pandas — Energy China International, empresa estatal chinesa — 04/2023

• Livro de selos em seda — Fórum de Desenvolvimento Brasil–China, entidade empresarial — 04/2023

• Caixa com leque e painel chinês em seda — Fórum de Desenvolvimento Brasil–China, entidade empresarial — 04/2023

• Livro em seda A Arte da Guerra — Fórum de Desenvolvimento Brasil–China, entidade empresarial — 04/2023

• Boneca-dragão — Embaixada da China no Brasil — 11/2023

• Mascote do Ano Novo Chinês 2024 — Embaixada da China no Brasil — 11/2023

• Placa decorativa do Palácio Imperial da China em ouro — Eva Huang, CEO da Shanghai Hongdao Intelligent Technology — 06/2024

• Caixa com rolo de caligrafia Huandao Shu — Xi Jinping, presidente da China — 11/2024

• Azulejo da Dinastia Han — Xi Jinping, presidente da China — 11/2024

• Quadro bordado em seda com panda e pássaro solar — Xi Jinping, presidente da China — 11/2024

• HD externo de 1 TB — Xi Jinping, presidente da China — 11/2024

• Quadro em madeira “Mil Li de Rios e Montanhas” — Jijun Xiong, vice-ministro da Indústria da China — 05/2025

• Figura de bronze com pontos de acupuntura — Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil — 11/2025

• Caixa de joias artesanal chinesa — Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil — 11/2025

Índia

• Prato de cerâmica em estojo de veludo — Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil — 04/2023

• Escultura de elefante em prata — Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia — 07/2025

• Luminária elétrica em osso de camelo — Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil — 07/2025

• Peça decorativa de veleiro em latão — Rajnath Singh, ministro da Defesa da Índia — 10/2025

• Peça decorativa de navio em filigrana de prata — Rajnath Singh, ministro da Defesa da Índia — 10/2025

Portugal

• Prato em porcelana branca com barrado dourado — Embaixada de Portugal no Brasil — 01/2023

• Brinco em filigrana — Embaixada de Portugal no Brasil — 01/2023

• Decantador de cristal Vista Alegre — Luís Alberto Silva, presidente do Conselho da União das Mutualidades Portuguesas (UMP) — 06/2025

Vietnã

• Vaso vietnamita em porcelana — Embaixada do Vietnã no Brasil — 09/2023

• Prato de parede em cerâmica pintado à mão — Bui Van Nghi, embaixador do Vietnã no Brasil — 06/2024

Suécia

• Brasão da Suécia — Carl Oskar Bohlin, ministro da Defesa Civil da Suécia — 05/2023

• Tigela de cristal Orrefors — Karin Wallensteen, embaixadora da Suécia no Brasil — 03/2025

França

• Conjunto de candelabros em porcelana — ministro delegado do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França — 06/2023

Reino Unido

• Xícara da coroação do rei Charles III — Embaixada do Reino Unido no Brasil — 06/2024

Estados Unidos

• Caixa de porcelana com a logo da Casa Branca — Embaixada dos Estados Unidos no Brasil — 12/2023

Dinamarca

• Prato Royal Copenhagen — Embaixada da Dinamarca no Brasil — 02/2024

Áustria

• Caixa de porcelana branca — Ministério da Economia da Áustria — 04/2024

Catar

• Troféu da Torre do Relógio de Doha — Embaixada do Catar no Brasil — 04/2024

Emirados Árabes Unidos

• Tapete persa Nain — Sheikh Abdullah Bin Rashid Al Mualla, membro da família real dos EAU — 07/2025

• Adaga cerimonial — Sheikh Abdullah Bin Rashid Al Mualla, membro da família real dos EAU — 07/2025

• Caixa com imagem da Grande Mesquita Sheikh Zayed — Sharif Alsuwaidi, embaixador dos EAU no Brasil — 09/2025

• Jogo de seis xícaras — Sharif Al Suwaid, embaixador dos EAU no Brasil — 12/2025

Nigéria

• Conjunto de cinco molduras fotográficas — Kassim Shettima, vice-presidente da Nigéria — 06/2025

Canadá

• Três estatuetas de mergulhões — Maninder Sidhu, ministro do Comércio Internacional do Canadá — 08/2025

Ucrânia

• Documento histórico sobre dom Pedro II — Andriy Melnyk, embaixador da Ucrânia no Brasil — 04/2025

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.