O dilema eleitoral do prefeito de Maceió
JHC pode concorrer ao governo alagoano ou tentar uma vaga no Senado
R7 Planalto|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Entre lideranças políticas de Alagoas, há hoje um entendimento sobre o cenário eleitoral de 2026. Caso o prefeito de Maceió, JHC, opte por disputar uma vaga ao Senado, a avaliação é de que ele teria muita chance de assumir uma das cadeiras.
Com isso, cresce a leitura de que uma candidatura de JHC ao governo estadual representaria um movimento de maior risco. Nos bastidores, a escolha é descrita como preterir uma posição considerada segura por uma disputa de resultado incerto — o famoso “trocar o certo pelo duvidoso”.
Isso porque o MDB, partido de Renan Filho, o eventual concorrente na corrida pelo governo alagoano, tem 67% das prefeituras do estado e mais da metade dos deputados da Assembleia Legislativa.
Se a decisão de JHC for, ainda assim, concorrer ao Palácio República dos Palmares, o desenho do embate tende a ganhar contornos tradicionais, no estilo Clássico das Multidões.
Entra na conta, ainda, um acordo que teria sido costurado nos bastidores. Em troca do apoio do clã Calheiros à nomeação de Marluce Caldas, tia de JHC, ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), o prefeito abriria mão da disputa ao governo de Alagoas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














