O último julgamento da trama golpista no STF em 2025
Entre os réus, está o ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Na próxima terça-feira (9), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) inicia o julgamento do núcleo 2 do processo da trama golpista. O julgamento será o último da ação a ocorrer este ano e tem previsão de terminar no dia 17.
Ao todo, são seis réus do grupo. Entre eles, o ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins, atualmente em prisão domiciliar. Segundo a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), os réus tiveram envolvimento com o gerenciamento de ações do grupo criminoso, a exemplo do bloqueio da Polícia Rodoviária Federal no segundo turno das eleições de 2022.
LEIA MAIS
O caso de Martins é um dos mais mencionados, pois uma das acusações contra ele é de que ele teria viajado aos EUA no fim de 2022 na comitiva de Bolsonaro. Tal acusação foi um dos pilares para a prisão preventiva do ex-assessor em fevereiro de 2024. Mas, em outubro, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA informou que o registro da entrada dele no país é falso.
Contudo, essa não é a única acusação contra Martins. Segundo a PGR, ele teria sido um dos responsáveis por apresentar, em novembro de 2022, uma minuta de golpe de Estado a Bolsonaro.
Até o momento, a Turma julgou os núcleos 1, 3 e 4. Quando o julgamento do núcleo 2 terminar, restará apenas o do núcleo 5, responsável por “propagação e desinformação”, tendo apenas um acusado: o economista Paulo Figueiredo. Esse caso ainda está pendente de recebimento da denúncia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
