PL rifa candidaturas de Portinho e De Toni ao Senado em 2026
Disputas regionais no partido aquecem eleições do próximo ano
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os planos do PL para Santa Catarina e Rio de Janeiro, nas eleições de 2026 ao Senado, não envolvem o senador Carlos Portinho (PL-RJ) e a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC).
Segundo apurou o R7 Planalto, caciques do partido do o ex-presidente Jair Bolsonaro já dão como certas as chapas: vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e senador Esperidião Amin (PP-SC), por Santa Catarina, e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), pelo Rio de Janeiro.
LEIA MAIS
Nos diretórios regionais, há divergências quanto aos nomes acertados pelo comando nacional do partido. Inicialmente, o governador de SC, Jorginho Mello (PL), manifestou preferência por De Toni ao Senado.
Mas o partido deve considerar a aliança com o PP no Estado em prol de Amin. Em entrevista a uma rádio local nesta semana, De Toni ameaçou deixar o partido caso fique de fora da chapa ao Senado.
No RJ, por sua vez, o nome de Castro já era aventado, mas, recentemente, o governador indicou que poderia não concorrer ao Senado. Contudo, a preferência no partido é que ele vá para à Casa Revisora em vez de Portinho, que tem afirmado publicamente que sairá à reeleição.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
