PT diz que acordo sobre indicação de Odair ao TCU está de pé apesar de candidatura bolsonarista
Hélio diz ter dialogado com diversas lideranças antes de anunciar a escolha, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro
R7 Planalto|Rute Moraes, da RECORD

A bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara alega que está mantido o acordo para a indicação do deputado petista Odair Cunha (MG) a ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). A informação foi confirmada ao R7 Planalto pelo líder do partido na Câmara, deputado Pedro Uczai (SC).
A ação ocorre após o deputado bolsonarista Hélio Lopes (PL-RJ) divulgar uma nota informando estar à disposição da vaga. Conforme apurou a coluna, a candidatura teria partido do próprio deputado, sem iniciativa direta do partido. O PL, porém, não barrou a ação.
LEIA MAIS
Hélio diz ter dialogado com diversas lideranças antes de anunciar a escolha, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso desde o ano passado. Além disso, afirmou ter mais de 80 assinaturas em prol de seu nome.
Já o nome de Odair para o TCU é uma das promessas de campanha do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em 2025, para se eleger presidente da Câmara, Motta costurou um acordo com líderes partidários em torno do nome do petista para a vaga. O combinado envolveu todas as bancadas, incluindo o PL.
Apesar disso, na prática, o plenário da Câmara vota a indicação da Casa ao TCU. Depois, o candidato oficial será sabatinado pelo Senado, com mais uma votação e parecer de um novo relator.
Somente depois de todo esse processo, que o presidente da República nomeia o escolhido. Ex-líder do PT na Câmara, Odair é um nome do partido com bom trânsito com o “Centrão”.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













