Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

PT diz que acordo sobre indicação de Odair ao TCU está de pé apesar de candidatura bolsonarista

Hélio diz ter dialogado com diversas lideranças antes de anunciar a escolha, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro

R7 Planalto|Rute Moraes, da RECORD

  • Google News
O nome de Odair para o TCU é uma das promessas de campanha do presidente da Câmara, Hugo Motta kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - 26/11/2025

A bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara alega que está mantido o acordo para a indicação do deputado petista Odair Cunha (MG) a ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). A informação foi confirmada ao R7 Planalto pelo líder do partido na Câmara, deputado Pedro Uczai (SC).

A ação ocorre após o deputado bolsonarista Hélio Lopes (PL-RJ) divulgar uma nota informando estar à disposição da vaga. Conforme apurou a coluna, a candidatura teria partido do próprio deputado, sem iniciativa direta do partido. O PL, porém, não barrou a ação.


LEIA MAIS

Hélio diz ter dialogado com diversas lideranças antes de anunciar a escolha, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso desde o ano passado. Além disso, afirmou ter mais de 80 assinaturas em prol de seu nome.

Já o nome de Odair para o TCU é uma das promessas de campanha do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em 2025, para se eleger presidente da Câmara, Motta costurou um acordo com líderes partidários em torno do nome do petista para a vaga. O combinado envolveu todas as bancadas, incluindo o PL.


Apesar disso, na prática, o plenário da Câmara vota a indicação da Casa ao TCU. Depois, o candidato oficial será sabatinado pelo Senado, com mais uma votação e parecer de um novo relator.

Somente depois de todo esse processo, que o presidente da República nomeia o escolhido. Ex-líder do PT na Câmara, Odair é um nome do partido com bom trânsito com o “Centrão”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.