Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Votação da LDO pode ficar para 2026, avalia presidente da CMO

Senador considera que o ‘equilíbrio entre despesas e receita’ ainda atrapalha apreciação

R7 Planalto|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Em 2024, a LDO de 2025 chegou a ser aprovada nos 45 minutos do segundo tempo, mas o Orçamento só foi aprovado em março deste ano Edilson Rodrigues/Agência Senado - 24.11.2025

Presidente da Comissão Mista de Orçamento de 2026, o senador Efraim Filho (União-PB), considera que está “ficando cada vez mais improvável” a votação do projeto ainda este ano. A proposta disciplina a aplicação do Orçamento do país.

Em geral, a LDO e o Orçamento de determinado ano são aprovados no ano anterior. Mas entraves e discordâncias econômicas têm impedido tais votações há pelo menos um ano no Congresso.


LEIA MAIS

Em 2024, a LDO de 2025 chegou a ser aprovada nos 45 minutos do segundo tempo, mas o Orçamento só foi aprovado em março deste ano.

Agora, apesar de o governo tentar manter a votação ainda este ano, Efraim considera que o “equilíbrio entre despesas e receita” ainda pode atrapalhar os planos do Palácio do Planalto. Em tese, as votações da LDO e do Orçamento estão marcadas para acontecer em dezembro.


Em outubro, a Câmara chegou a aprovar um projeto de medidas de corte de gastos que foram anunciadas pelo governo, como a limitação do Seguro Defeso, do auxílio-doença e compensação aos regimes próprios de previdência. Mas o texto ainda aguarda o aval do Senado.

Um outro projeto que pretende aumentar a receita por meio da ampliação dos impostos às bets também está em uma comissão do Senado, mas sem previsão para votação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.