Cicero Lucena lidera disputa ao Governo da Paraíba em todos os cenários, indica pesquisa
Prefeito de João Pessoa tem 34% em um dos cenários; Lucas Ribeiro e Efraim Filho empatam tecnicamente na segunda posição
Três Poderes|Do R7, em Brasília

O prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena (sem partido), lidera as intenções de voto para o Governo da Paraíba em todos os cenários estimulados, em que são apresentados os nomes dos candidatos, segundo a pesquisa do Instituto Real Time Big Data.
No primeiro cenário analisado, Lucena aparece com 34% das intenções de voto. O atual vice-governador do estado, Lucas Ribeiro (PP), tem 17% e empata tecnicamente com o senador Efraim Filho (União), que tem 15%.

O levantamento foi realizado com 1.200 entrevistados, entre os dias 23 e 24 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
No segundo cenário, Lucena também lidera, com 29% das intenções de voto. Lucas Ribeiro, Efraim Filho e o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) empatam tecnicamente com 13%, 12% e 10%, respectivamente.

Possibilidades de votos
Segundo o levantamento, 19% afirmaram que votariam com certeza em Cicero Lucena, e outros 33% disseram que poderiam votar nele. 42% dos entrevistados relataram que não votariam no político, e 6% disseram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Ainda na pesquisa, 7% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em Pedro Cunha Lima, e 41% afirmaram que poderiam votar nele. Já 40% relataram que não votariam no candidato, e 12% que não o conhecem o suficiente para opinar.
Senado
A pesquisa mostrou ainda cenários possíveis para a disputa no Senado. No primeiro levantamento, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), tem 27% das intenções de voto. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) tem 18% e empata tecnicamente com Pedro Cunha Lima (13%).

O levantamento apontou quais seriam as primeiras e segundas opções de voto para cada entrevistado, já que, nas eleições de 2026, serão eleitos 54 senadores — dois por Unidade da Federação.
Neste cenário, João Azevêdo aparece como primeira opção para 42% do eleitorado e como segunda opção para 13%. Veneziano seria primeira opção de 21% e segunda opção de 16%.

No segundo cenário analisado, Azevêdo teria 26% das intenções de voto. Veneziano aparece na segunda posição, com 17%, empatando tecnicamente com Romero Rodrigues (Podemos), que tem 15%.

Neste cenário, 40% do eleitorado têm João Azevêdo como primeira opção e 13% como segunda opção. Já 19% têm Veneziano como primeira opção, e 15% o veem como segunda opção.

No terceiro cenário analisado, Azevêdo aparece com 31% das intenções de voto. Veneziano aparece em seguida, com 21%.

Neste cenário, 47% do eleitorado vê João Azevêdo como primeira opção e 15% como segunda opção. Já 24% têm Veneziano como primeira opção, e 18% o veem como segunda opção.














