Em Ibirité (MG), Dinis Pinheiro (Rep) venceria eleição em 1º turno, diz pesquisa
Candidato tem 59% da intenção de voto no levantamento estimulado, seguido por Chande Bernadão (PSD) com 12%
Três Poderes|Do R7
Pesquisa do Instituto Real Time Big Data sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Ibirité (MG), encomendada pelo blog Três Poderes e divulgada nesta sexta-feira (3), aponta que Dinis Pinheiro (Rep) venceria a eleição para a prefeitura no 1º turno.
No levantamento estimulado, quando uma lista com os nomes dos políticos é apresentada aos eleitores, Dinis tem 59% da intenção de voto, seguido por Chande Bernadão (PSD), com 12%. A vitória ainda no 1º turno é possível caso o candidato receba mais de 50% dos votos. Em terceiro lugar está Paulo Telles (PV), com 9%, com Marcinho Grossi (PSB) atrás com 3% e Edson Tall (Podemos) com 1%. Veja abaixo:
O levantamento foi realizado com 800 entrevistados, entre os 1º e 2 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-05275/2024, tem um nível de confiança de 95%.
No cenário espontâneo, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Dinis apresenta 32% de intenção de votos, seguido por Bernadão com 11% e Telles com 8%. Outros candidatos receberam 4% dos votos. Confira abaixo:
Nos votos válidos, que não consideram nulos e brancos, Dinis Pinheiro tem 70% da intenção de voto. Bernadão segue em segundo, com 14%, à frente de Telles, com 11%, Grossi com 4% e Tall com 1%. Professor Enos (PSOL) e Agnaldo San’Marino (PCO) tem 0%. Veja:
O cientista político Bruno Soller analisou os resultados da pesquisa. Ele afirma que a família Pinheiro está próxima de retomar o controle da cidade, já que está Dinis está isolado na liderança. Assista abaixo:
Possibilidades de votos
Entre as pessoas que responderam à pesquisa, 34% afirmaram que votariam em Dinis Pinheiro com certeza, enquanto 25% disse que poderia votar nele. Segundo o levantamento, 38% afirmaram que não votariam no candidato, e 3% disseram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Na mesma pesquisa, 10% afirmaram que votariam com certeza em Bernadão e outros 34% disseram que poderiam votar nele. 43% relata que não votaria no candidato, e 13% não conhece o suficiente para opinar.
Paulo Telles tem 8% de votos com certeza, 26% de votos como possibilidade e 55% de pessoas que não votariam nele. 11% não sou responder.
Aprovação das gestões
Houve também a pesquisa sobre as gestões atuais. O prefeito William Parreira (Avante) aparece com 25% de aprovação e 70% de desaprovação no governo. Segundo a pesquisa, 5% não soube responder. Confira:
Já o governador Romeu Zema (Novo) tem 51% de aprovação contra 42% de desaprovação, com 7% não sabendo opinar.
O presidente Lula teve 50% de aprovação na pesquisa. 47% das pessoas que responderam não aprovam o governo do presidente e 3% não soube responder.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.