Lula lidera corrida presidencial em Pernambuco, diz RealTime Big Data
Disputando majoritariamente com Flávio Bolsonaro, petista obtém vantagem nos cenários estimulados no estado
Três Poderes|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Com mais de 2.000 pernambucanos entrevistados, a pesquisa eleitoral Real Time Big Data, realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa presidencial.
Lula aparece com vantagem superior a 30 pontos percentuais sobre o principal adversário, Flávio Bolsonaro (PL), nos cenários estimulados.
O estudo tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. A divulgação ocorreu nesta quarta-feira (11), com o registro no TSE BR-00280/2026.
A seguir, veja todos os cenários da pesquisa:
Alto índice de indecisos e vantagens
Na pergunta espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado — Lula foi citado por 28% dos eleitores. Flávio Bolsonaro aparece com 11%, seguido por Jair Bolsonaro (3%), Tarcísio de Freitas (1%) e Ratinho Jr. (1%).
Porém, o dado que chama atenção é o percentual de indecisos: 44% disseram não saber em quem votariam, enquanto 10% declararam voto branco ou nulo.
No primeiro cenário estimulado, com a apresentação de nomes, Lula soma 54% das intenções de voto. Flávio tem 20%, Ratinho Jr. marca 8% e os demais candidatos não ultrapassam 3%. Brancos e nulos somam 6%, e 5% não souberam ou não responderam.
A vantagem do petista se mantém nos demais cenários testados:
- Cenário 2: Lula registra 55%, contra 22% de Flávio Bolsonaro. Eduardo Leite (PSD) tem 4%.
- Cenário 3: Lula também atinge 55%, enquanto Flávio Bolsonaro marca 21% e Ronaldo Caiado (PSD), 5%.
Leia mais
Recorte por gênero, idade e renda
A pesquisa evidencia que Lula tem desempenho mais forte entre as mulheres. No primeiro cenário, ele alcança 58% do eleitorado feminino, contra 49% entre os homens. Já Flávio Bolsonaro tem maior apoio entre homens (24%) do que entre mulheres (17%).
Por faixa etária, o petista também lidera entre os jovens de 16 a 34 anos (59% no cenário 1) e entre os eleitores de 35 a 59 anos (56%).
Entretanto, a vantagem diminui entre os maiores de 60 anos. Lula obtém 41% da faixa-etária, enquanto o filho mais velho de Jair Bolsonaro obtém 34% .
O recorte por renda expõe a maior concentração do voto petista entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos (61%). Já Flávio Bolsonaro apresenta melhor desempenho entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, chegando a 42% no primeiro cenário e a 46% nos cenários seguintes.
Rejeição
O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos. Flávio Bolsonaro lidera nesse quesito: 51% afirmaram que não votariam nele de forma alguma. Lula aparece com 32% de rejeição.
Eduardo Leite tem 25%, Aldo Rebelo 22% e Ronaldo Caiado 21%. Apenas 5% disseram que poderiam votar em todos os candidatos apresentados.
Perfis
O perfil da amostra indica maioria feminina (54%) e concentração na Região Metropolitana do Recife (42%). Em relação à renda, 66% dos entrevistados ganham até dois salários mínimos. Quanto à escolaridade, 43% têm até o ensino fundamental completo e 44% até o ensino médio.
Quando se trata de ideologia, 26% se declaram lulistas e 13% bolsonaristas. Outros 20% se consideram independentes, 21% se identificam como de esquerda não lulista e 16% como de direita não bolsonarista.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












