Pesquisa aponta que Mauro Tramonte lidera intenções de votos em Belo Horizonte
Real Time Big Data ouviu 1.000 pessoas entre os dias 26 e 27 de julho; nível de confiança é de 95%
Três Poderes|Do R7, em Brasília

O pré-candidato Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (MG) nas eleições de 2024. Na pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela RECORD e divulgada nesta segunda-feira (29), Tramonte lidera nos três cenários estimulados, quando o entrevistador apresenta os nomes dos possíveis candidatos.
O instituto ouviu 1.000 pessoas entre os dias 26 e 27 de julho. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-08510/2024.
Veja os resultados:
Estimuladas
Ao todo, a pesquisa conta com três cenários estimulados, apresentados com alguns dos candidatos e a não participação de outros. No primeiro cenário, Tramonte aparece com 26% da intenção de votos, seguido por Bruno Engler (PL) e Duda Salabert (PDT).
Veja resultado completo:

Já no segundo cenário, o número de nulos/brancos e não souberam/não responderam aumenta dentro da margem de erro, assim como a vantagem de Tramonte. Nesta situação, o pré-candidato João Leite não participa.
Veja resultado completo:

Tramonte, Engler e Duda permanecem nas três primeiras colocações, respectivamente, no terceiro cenário. Nesta situação, os candidatos Fuad Noman (PSD) e Gabriel Azevedo (MDB) empatam tecnicamente.
Veja resultado completo:

Espontânea
Neste levantamento, o eleitor não recebe uma lista prévia com os nomes. O que chama atenção é o alto percentual de pessoas que não souberam/não responderam (50% dos entrevistados).
Veja resultado completo:

Segundo turno
A pesquisa também traz cenários de segundo turno, com os principais candidatos. Segundo a legislação brasileira, se nenhum candidato ou candidata alcançar a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, será realizado um segundo turno entre os dois mais votados na primeira etapa. Assim, o candidato é eleito se obtiver a maioria dos votos válidos no segundo turno.
Confira os quatro cenários:
Tramonte x Engler
- Mauro Tramonte (Republicanos): 49%
- Bruno Engler (PL): 26%
- Nulos/Brancos: 14%
- Não souberam/Não responderam: 11%
Tramonte x Salabert
- Mauro Tramonte (Republicanos): 53%
- Duda Salabert (PDT): 19%
- Nulos/Brancos: 16%
- Não souberam/Não responderam: 12%
Tramonte x Fuad
- Mauro Tramonte (Republicanos): 48%
- Fuad Noman (PDT): 27%
- Nulos/Brancos: 13%
- Não souberam/Não responderam: 12%
Tramonte x Leite
- Mauro Tramonte (Republicanos): 43%
- João Leite (PSDB): 32%
- Nulos/Brancos: 13%
- Não souberam/Não responderam: 12%
Votabilidade
Nesta seção, os eleitores informaram em quem votariam com certeza, poderiam votar ou não votariam. Além disso, o entrevistado poderia alegar que não conhece o candidato o suficiente para opinar. Nas três primeiras posições, estão:
Mauro Tramonte (Republicanos)
- Votaria com certeza: 15%
- Poderia votar: 52%
- Não votaria: 27%
- Não conhece o suficiente para opinar: 6%
Bruno Engler (PL)
- Votaria com certeza: 10%
- Poderia votar: 30%
- Não votaria: 39%
- Não conhece o suficiente para opinar: 21%
Duda Salabert (PDT)
- Votaria com certeza: 8%
- Poderia votar: 25%
- Não votaria: 51%
- Não conhece o suficiente para opinar: 16%
Aprovações
A pesquisa também avaliou o nível de aprovação dos eleitores em relação ao atual prefeito, Fuad Noman (PSD), ao governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No caso de Noman, a aprovação atingiu 47%. Outros 48% responderam que desaprovam o prefeito, e 5% não souberam ou não quiseram responder. Zema tem 43% de aprovação, contra 49% de desaprovação e 8% de entrevistados que não responderam ou não souberam responder. Já o presidente Lula tem maioria desaprovando o governo, com 50% de desaprovação, 43% de aprovação e 7% de entrevistados que não quiseram ou não souberam responder.













