Pesquisa indica empate técnico entre David Almeida e Amom Mandel na disputa em Manaus
Atual prefeito e deputado federal aparecem com 26% e 23% das intenções de voto no cenário estimulado, segundo Real Time Big Data
Três Poderes|Do R7, em Brasília

Pesquisa do instituto Real Time Big Data para a Prefeitura de Manaus, encomendada pela RECORD e divulgada nesta quinta-feira (1º), indica que o atual prefeito, David Almeida (Avante) e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) estão tecnicamente empatados. No cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos foram apresentados ao eleitor, eles aparecem com 26% e 23% das intenções de voto, respectivamente.
O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) aparece em terceiro lugar, com 17% das intenções de voto, mas empatando tecnicamente com Mandel e com o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que tem 13% das intenções de voto.

O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número AM–04242/2024, tem um nível de confiança de 95%.
No cenário espontâneo, quando o entrevistador não citou os possíveis candidatos, David Almeida e Amom Mandel seguem empatados tecnicamente. Os pré-candidatos aparecem com 16% e 10% das intenções de voto, respectivamente.

Possibilidades de voto
Em uma simulação sobre o eleitor votar ou não nos nomes apresentados pela pesquisa, 60% afirmaram que votariam com certeza ou poderiam votar em Amom Mandel e 57% em David Almeida.
Pré-candidatos como Roberto Cidade (União Brasil), Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza) apareceram com 41%, 40%, 34% e 13%, respectivamente.
Aprovação das gestões
O atual prefeito de Manaus aparece com 58% de aprovação do eleitorado e 37% de desaprovação. Segundo o levantamento, 5% não souberam ou não responderam. O governador Wilson Lima (União Brasil) aparece com 49% de aprovação e 44% de desaprovação. 7% não souberam ou não responderam.
Além disso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 43% do eleitorado e desaprovado por 50%. Outros 7% não souberam ou não responderam.














