Real Time Big Data: Elmano de Freitas e Ciro Gomes empatam na disputa pelo Governo do Ceará
Em segundo cenário testado, Elmano (PT) tem 44% das intenções de voto, e ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União), 26%
Três Poderes|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o ex-chefe do Palácio da Abolição Ciro Gomes (PSDB) estão tecnicamente empatados na disputa pelo cargo. Os números da pesquisa Real Time Big Data, divulgados nesta quarta-feira (4), mostram o petista com 41% das intenções de voto, e o tucano com 38%. Eduardo Girão (Novo) aparece em terceiro lugar, com 15%.
Os resultados fazem parte da pesquisa estimulada — quando são apresentadas opções de respostas aos entrevistados. Em um segundo cenário testado, Elmano tem 44% das intenções de voto, contra 26% do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União) e 16% de Eduardo Girão, novamente fica em terceiro lugar.
Já em um cenário com apenas o nome de Elmano e Ciro na disputa, cada um obteve 44% das intenções de voto. E, em relação à atual gestão do petista, o governo do estado é aprovado por 58% dos entrevistados, enquanto 41% o desaprovam.
Leia mais
Os entrevistadores ouviram 2.000 pessoas no Ceará, entre segunda (2) e terça-feira (3). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança, de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número CE-07935/2026.
Senado
Na disputa ao Senado pelo Ceará, o ex-deputado Capitão Wagner (União) lidera as intenções de voto, com 17%. Ele é seguido pelos deputados Júnior Mano (PSB), com 15%, e Eunício de Oliveira (MDB), com 13%.
Presidência da República
A Real Time Big Data também divulgou os resultados sobre as intenções de voto no Ceará para a disputa presidencial: o presidente Lula (PT) tem 57% delas, e o senador Flávio Bolsonaro (PL), 18%. Os dois são seguidos por Ratinho Jr. (PSD), 7%, e Romeu Zema (Novo), 2%.
Em outro cenário testado, Lula aparece com 58%; Flávio com 22%; e Eduardo Leite (PSD) e Romeu Zema (Novo) com 2% cada. Uma terceira possibilidade mostra o petista com 58%; o filho de Jair Bolsonaro (PL) com 20%; Ronaldo Caiado (PSD) com 4%; e o governador de Minas Gerais com 2%.
Essa pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05180/2026
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












