Real Time Big Data: Sebastião Melo lidera disputa pela Prefeitura de Porto Alegre
Atual prefeito da capital gaúcha lidera com folga as intenções de voto na cidade, com 44%; Maria do Rosário (PT) aparece com 23%
Três Poderes|Do R7, em Brasília
Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela RECORD e divulgada nesta segunda-feira (30), mostra que o atual prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB), lidera a corrida para a Prefeitura da capital gaúcha, com 44% das intenções de voto no cenário estimulado, quando uma lista com os candidatos é apresentada aos eleitores.
Em seguida, aparecem a deputada federal Maria do Rosário (PT), com 23%; Juliana Brizola (PDT), com 19%; Felipe Camozzato (Novo), com 4%; Carlos Alan (PRTB), com 1%; e Fabiana Sanguiné (PSTU), com 1%. Veja a pesquisa completa:
O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, nos dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RS-01268/2024, tem um nível de confiança de 95%.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, em que os nomes dos políticos não são mencionados pelo entrevistador, Sebastião Melo aparece com 33%, Maria do Rosário, com 19%, e Juliana Brizona, 13%. Confira:
Segundo turno
O instituto também simulou um possível segundo turno entre os dois candidatos mais bem posicionados. De acordo com o levantamento, Sebastião Melo aparece com 53% das intenções de voto, enquanto Maria do Rosário registra 35%.
Possibilidades de votos
Entre os entrevistados, 29% afirmaram que votariam com certeza em Sebastião Melo, enquanto 30% disseram que poderiam votar nele. Por outro lado, 36% relataram que não votariam no candidato, e 5% afirmaram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Em relação a Maria do Rosário, 17% dos entrevistados disseram que votariam com certeza, e 25% afirmaram que poderiam votar nela. No entanto, 51% não votariam na candidata, e 7% afirmaram não conhecê-la o suficiente para opinar.
Para Juliana Brizola, 14% votaria com certeza, enquanto 36% disseram que poderiam votar nela. Já 40% dos entrevistados afirmaram que não votariam, e 10% declararam não conhecê-la o suficiente para opinar.
No caso de Felipe Camozzato, 2% disseram votariam com certeza, 22% que poderiam votar, enquanto 34% não votariam no candidato, e 42% afirmaram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Sobre Fabiana Sanguiné, 11% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar, enquanto 34% indicaram que não votariam e 55% disseram não ter informações suficientes para opinar.
No caso de Carlos Alan, 9% manifestaram a possibilidade de voto, 36% não votariam e 55% não se sentem informados o bastante para dar uma opinião.
Em relação a Luciano do MLB, 7% afirmaram que poderiam votar, 30% não votariam e 63% admitiram não conhecer o suficiente para se pronunciar.
Por último, sobre Cesar Pontes, 6% disseram que poderiam votar, 34% não votariam e 60% alegaram não ter informações suficientes para opinar.
Aprovação
A aprovação das gestões municipal, estadual e federal também foi avaliada. Sebastião Melo tem 59% de aprovação e 34% de desaprovação entre os eleitores. Apenas 7% não souberam ou não responderam.
Já o governador Eduardo Leite (PSDB) conta com 62% de desaprovação e 34% de aprovação. Outros 4% não souberam opiniar ou não responderam.
Quanto ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 44% dos eleitores o aprovam, enquanto 49% o desaprovam. Outros 7% não souberam ou não responderam.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.