Rui Costa lidera disputa para vaga no Senado pela Bahia em 2026
Ministro e ex-governador do Estado aparece com 26% e 27% das intenções de voto em pesquisa do Instituto Real Time Big Data
Três Poderes|Do R7, em Brasília

O atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), lidera a disputa para a vaga no Senado pela a Bahia nas eleições de 2026. Rui, que é ex-governador do estado tem 26% das intenções de voto no primeiro cenário analisado, de acordo com a pesquisa do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela RECORD.
Veja mais
O atual senador Angelo Coronel (PSD) aparece em seguida com 17%; e o ex-ministro da Cidadania no governo Bolsonaro, João Roma (PL), com 11%. Adolfo Viana (PSDB), Aroldo Cedraz (sem partido) e Marcio Marinho (Republicanos) empatariam com 6%. Nulo e branco somam 17% e não souberam ou não responderam, 11%.

No segundo cenário, Rui também lidera, com 27%. Depois aparecem o atual senador Jacques Wagner (PT) com 23% e João Roma (PL) com 10%. Marcio Marinho (Republicanos) e Aroldo Cedraz (sem partido) empatariam com 6%, enquanto Adolfo Viana seria o menos votado, com 4%. Nulo e branco somam 15% e não souberam ou não responderam, 9%.

No último cenário analisado, Jacques Wagner empata tecnicamente com Angelo Coronel (PSD) na primeira colocação. Os dois têm 19% e 16%, respectivamente.

A pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, foi realizada com 1.200 entrevistados, entre os dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Governador da Bahia
Para chefe do Executivo do Estado, o levantamento mostra que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera a disputa em um dos quatro cenários analisados e empata tecnicamente em outros dois.
No primeiro cenário, ACM Neto aparece com 40% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Jerônimo Rodrigues (PT), atual governador, que tem 36%.
No segundo cenário, ACM Neto venceria a disputa com 43% das intenções de voto, seguido por Jerônimo, com 36%.
O terceiro cenário analisado mostra o ministro e ex-governador da Bahia Rui Costa (PT) em empate técnico com ACM Neto. Os dois teriam 42% das intenções de voto.
Já no quarto cenário, em que ACM Neto não está entre os candidatos, Jerônimo tem 38%, empatando tecnicamente com o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que aparece com 34%.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
