Tramonte tem 27% das intenções de voto em Belo Horizonte; Engler, 19% e Noman, 17%
Pesquisa RealTime Big Data mostra vantagem de Tramonte no cenário estimulado, e isso acontece também na pesquisa espontânea
Três Poderes|Do R7
Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte com 27% das intenções de voto, em um cenário estimulado (quando são apresentados os nomes dos candidatos). Na sequência, aparecem Bruno Engler (PL), com 19%, e o prefeito Fuad Noman (PSD), com 17%, empatados tecnicamente na margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados são da pesquisa RealTime Big Data, divulgada nesta quinta-feira (26).
O levantamento, encomendando pela TV Record, ouviu 1.000 pessoas entre terça (24) e quarta-feira (25). O nível de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MG — 09356/2024.
Leia mais
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, a situação fica parecida. Mauro Tramonte vem com 18%, enquanto Bruno Engler aparece com 15%, e Fuad Noman, 14%. Na sequência, surgem Duda Salabert (PDT) (6%); Gabriel Azevedo (MDB) (4%); Rogério Correia (PT) (4%) e Carlos Viana (Podemos) (1%). Nulos e brancos são 9% e não souberam ou não quiseram responder, 27%.
Segundo turno
Tramonte sairia vencedor com 46% dos votos em um eventual segundo turno com Engler, que ficaria com 33%, segundo a simulação. O candidato do Republicanos também venceria com 43% Fuad Noman, que apresentaria com 37% dos votos.
A pesquisa também quis saber qual a probabilidade de os eleitores votarem em cada candidato. Entre os três que lideram a disputa, Tramonte recebe a maior aceitação, com 19% dizendo que votariam com certeza e 42% que poderiam votar. Outros 35% disseram que não o escolheriam.
Já a maior rejeição é de Engler, com 47% respondendo que não votariam nele. Outros 16% disseram que escolheriam com certeza, e 28% que poderiam votar. No caso de Noman, 14% disseram que votariam com certeza, 37% que poderiam votar, e 42% que não votariam.
Aprovações
Por fim, a pesquisa quis saber como os eleitores avaliam as gestões federal, estadual e municipal. O prefeito Fuad Noman, que concorre à reeleição, tem 54% de aprovação e 44% de desaprovação.
O governador Romeu Zema (Novo) conta com 36% de aprovação e 58% de desaprovação. Já o presidente Lula (PT) apresenta 45% de aprovação e 52% de desaprovação.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.