Governo propõe novo modelo de crédito habitacional
100% dos recursos da poupança podem ser destinados a financiamentos
Conexão Record News|Ri7a, a inteligência artificial do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
O governo federal está estudando um novo modelo de financiamento imobiliário que visa destinar integralmente os recursos da caderneta de poupança para crédito habitacional, mantendo as taxas de juros atuais. A transição pode levar até dez anos para ser concluída.
Atualmente, apenas 52% dos recursos da poupança são direcionados ao setor imobiliário, mas a redução dos depósitos nos últimos anos diminuiu esses fundos. Ana Maria Castello, economista do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), destaca a importância de garantir que os recursos sustentem o crescimento do mercado imobiliário com uma oferta de crédito a custo adequado.
O projeto ainda está em discussão com entidades setoriais e o Banco Central participando do debate. Existem preocupações sobre a viabilidade dos incentivos propostos para manter o crédito acessível, especialmente devido ao custo mais alto de captação no mercado em comparação com a poupança. O objetivo é atender à demanda por habitação sem aumentar significativamente o custo do crédito.
Veja também
Quase 3 milhões de barris por dia; pré-sal puxou alta histórica e vendas subiram 27%
Conexão Record News playlist
1/20
Assista aos conteúdos da RECORD NEWS de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!















