Logo R7.com
RecordPlus

Estúdio News aborda a baixa participação das mulheres nos setores de telecomunicação e energia

O programa vai ao ar na RECORD NEWS neste sábado (29), às 22h15

Estúdio News|Do R7

  • Google News
Renata Caetano, Caroline Donato de Araújo e Katiane Mognon Iziquiel Divulgação/RECORD

Apesar do aumento da presença feminina em áreas tradicionalmente masculinas, como energia e telecomunicações, a desigualdade de gênero continua evidente.

Segundo dados da Aneel, as mulheres representam cerca de 20% no setor elétrico e 32% na força de trabalho energética, com maior concentração em funções administrativas. Em cargos de alta liderança, a participação é mínima: apenas 5,5% em 2023. Esse tema ganha espaço no Estúdio News deste sábado (29).


Caroline Donato de Araújo, gerente executiva de governança e planejamento de Tecnologia da Informação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), confirma que o cenário ainda é predominantemente masculino, mas destaca metas ambiciosas: “Nossa empresa busca equidade. Até 2030, queremos 50% do quadro composto por mulheres, incluindo cargos de liderança. Hoje, estamos em torno de 46% no quadro geral e 37% na liderança”, afirma.

No setor de telecomunicações, Katiane Mognon Iziquiel, fundadora do projeto Mulheres da Telecom, reforça que os desafios são semelhantes. “Ainda há baixa representatividade em funções técnicas e de chefia, apesar da maioria feminina em teleatendimento”, conta.


O projeto acolhe as mulheres e traz capacitações e serve como rede de apoio, onde elas trocam ideias e acontecem intermediações de emprego. São mulheres de todos os setores: técnicas de campo, gestoras, marketing, executivas, entre outras. “É uma rede que acolhe e dá suporte para quem está começando ou quer mudar de área”, completa Katiane.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) é exemplo de iniciativa estruturada. Em 2022, lançou o programa Mulheres em Fase, voltado para mentoring individual e desenvolvimento de carreiras femininas com o objetivo de capacitar mulheres que ocupavam posições sênior ou de especialistas e desejavam se tornar líderes.


O programa já atendeu 86 mentoradas e deve chegar a 100 até o fim do ano, com apoio de 24 mentoras. Uma das ações mais inovadoras é incluir gestores homens nas sessões, para compartilhar seus próprios desafios e promover uma troca rica. “Esse momento transforma não só as mentoradas, mas também as mentoras”, destaca Caroline.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.