Logo R7.com
RecordPlus

Estúdio News aborda a importância de iniciativas sociais voltadas ao esporte

O programa vai ao ar na RECORD NEWS neste sábado (20), às 22h15

Estúdio News|Do R7

  • Google News
Juliana Tibau, Rebeca Lima e Renata Caetano Divulgação/RECORD NEWS

O esporte é muito mais do que atividade física, ele ensina disciplina, respeito e trabalho em equipe. Apostando nesses valores, o inglês Luke Dowdney fundou, em 2000, a associação Luta pela Paz, que se tornou uma ONG independente e hoje comemora 25 anos de história, levando oportunidades e esperança a mais de 250 mil jovens de comunidades afetadas pela violência e desigualdade, oferecendo não apenas aulas de boxe e artes marciais, mas também reforço escolar, orientação profissional e desenvolvimento pessoal. Este tema ganha espaço no Estúdio News deste sábado (20), a partir das 22h15, na RECORD NEWS.

Entre os talentos revelados pelo projeto está Rebeca Lima, campeã mundial de boxe na categoria 60 kg em 2024. “Foi incrível! Era um objetivo que eu queria há muito tempo”, comemora. Moradora da comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ), ela conheceu a ONG aos 7 anos. “Sempre fui ativa e curiosa. Um dia, saí da aula de futsal e entrei no prédio onde as meninas treinavam boxe. Me encantei e pedi para minha mãe me inscrever. Cresci dentro do projeto”, conta.


Manter e ampliar iniciativas sociais em territórios vulneráveis é um desafio constante. “O esporte é um atrativo, mas não é só isso. Oferecemos reforço escolar, encaminhamos jovens para o mercado de trabalho e temos um Conselho Jovem que participa das decisões da ONG”, destaca Juliana Tibau, diretora executiva da Luta Pela Paz. Para ela, o segredo do sucesso está na construção coletiva: “A Luta pela Paz é feita pelo jovem, para o jovem e com o jovem”.

Embora seja um esporte de combate, o boxe ensina equilíbrio e estratégia. “Muita gente acha que é só bater, mas não é. O controle emocional é primordial”, afirma Rebeca. Segundo ela, essa habilidade é trabalhada desde os primeiros treinos: “Muitos jovens chegam com histórico de agressividade. O esporte ensina a lidar com isso e a não usar essa habilidade fora das academias”.


Além do Rio, a Luta pela Paz atua no Espírito Santo, Pará e deve chegar ao Maranhão em breve: “Nosso objetivo é levar essa metodologia e esse impacto para transformar territórios e melhorar continuamente”, destaca Juliana.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.