Logo R7.com
RecordPlus

Estúdio News aborda a transição demográfica brasileira

O programa da RECORD NEWS vai ao ar neste sábado (28), às 22h30

Estúdio News|Do R7

  • Google News
Mario Lahorgue, Renan Pieri e Renata Caetano Divulgação/RECORD

Uma transição demográfica é marcada pelas mudanças nas taxas de natalidade e na expectativa de vida de uma população. A queda nos nascimentos de um país alinhada ao aumento da longevidade de um povo é uma tendência preocupante e que o Brasil passa nos dias atuais. O tema ganha espaço no Estúdio News que será exibido neste sábado (28), às 22h30, na RECORD NEWS.

A queda da população ativa no Brasil, resultado do aumento da expectativa de vida e queda nas taxas de natalidade, é uma tendência demográfica preocupante, que reflete o envelhecimento da população e mudanças no perfil econômico do país.


A população ativa composta por pessoas em idade de trabalhar, geralmente entre 15 e 64 anos, são fundamentais para o crescimento econômico e a manutenção de sistemas de seguridade social, como aposentadorias e pensões.

“Precisaremos trabalhar por mais tempo, se vivermos mais, a gente precisa criar uma poupança maior para garantir a aposentadoria, isso vai implicar em estar mais tempo no mercado de trabalho”, diz Renan Pieri, professor de economia da FGV-EAESP.


O economista ressalta a necessidade de investir em qualificação, melhorar a produtividade do trabalho de forma geral e novas tecnologias para aumentar a efetividade do trabalho, visto que a mão-de-obra será mais escassa no futuro.

O Brasil, assim como outros países emergentes, está vivendo uma transição demográfica. Com a melhoria nas condições de saúde e o acesso a serviços de saúde pública, a população está vivendo mais, o que aumenta a proporção de idosos em relação à população total. Ao mesmo tempo, as famílias estão tendo menos filhos, o que reduz o número de jovens ingressando no mercado de trabalho.


Mario Lahorgue, professor no Departamento de Geografia da UFRGS, destaca que comparando a composição da população do país, estamos no melhor momento da história em relação à população economicamente ativa.

“Temos que aproveitar o potencial da força de trabalho presente nesse momento e a oportunidade que os demógrafos chamam de bônus demográfico, que é exatamente essa proporção da população que nós temos. Não podemos desperdiçar essa poupança para o futuro em que a gente vai ter uma proporção de idosos maior”, alerta Lahorge.


As implicações econômicas e sociais de longo prazo, exigem uma resposta planejada e estratégica por parte do governo e da sociedade para enfrentar os desafios que estão por vir.

“Ainda estamos em um bom período de bônus demográfico, mas isso deve mudar ao longo do tempo, é hora de fazermos a lição de casa, conseguir aumentar a produtividade do trabalho principalmente de quem está ocupado para gerar mais poupança e facilitar o financiamento do sistema previdenciário”, conclui Pieri.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.