Logo R7.com
RecordPlus

Estúdio News aborda o crescimento do mercado de leilões imobiliários e os lucros no investimento

Programa da RECORD NEWS vai ao ar neste sábado (4), às 22h15

Estúdio News|Do R7

  • Google News
Renata Caetano, Douglas Cabral e Ana Taques Divulgação/RECORD NEWS

O mercado de leilões de imóveis vive uma expansão acelerada, em 2024, foram leiloados 16 mil imóveis, impulsionados por fatores econômicos e tecnológicos. Este é o tema abordado no Estúdio News deste sábado (4), a partir das 22h15, na RECORD NEWS.

Entre os fatores que impulsionam o crescimento estão: a alta dos juros, que aumenta a oferta de imóveis em leilão; os preços elevados no mercado tradicional, que levam os compradores a buscar alternativas; a digitalização e o surgimento de plataformas online, que democratizam o acesso e ampliam a transparência.


A promoção de leilões eletrônicos é benéfica para o consumidor. No entanto, alguns cuidados são necessários para evitar contratempos.

“Há diversos portais que oferecem imóveis em leilões judiciais e extrajudiciais. O adquirente deve ter precaução ao verificar se o leiloeiro é devidamente credenciado para promover esses leilões, pois, embora a prática seja legítima, há um risco sério de fraudes”, explica Douglas Cabral, especialista em Direito Imobiliário do BT Law.


O mercado de leilões pode ser bastante lucrativo para quem busca investir. Os imóveis podem chegar a ter descontos de 70% a 80%. Ana Taques, sócia do SiqueiraCastro, recomenda contratar uma assessoria jurídica ou imobiliária para conhecer bem o imóvel que está sendo adquirido.

“Apesar dos descontos, muitos desses imóveis possuem dívidas, problemas de ocupação ou inquilinos. Ao buscar um imóvel em leilão, é essencial conhecer profundamente o que está sendo comprado — verificar a matrícula e entender os passivos que acompanham a aquisição”, alerta a advogada.


Ana ressalta que é difícil visitar os imóveis, pois muitos são provenientes de litígios e estão ocupados. Por isso, é fundamental analisar a documentação disponível.

Para transformar a oportunidade em lucro, Cabral orienta realizar uma pesquisa de mercado e avaliar a liquidez do imóvel.


“Em alguns sites de leilão, é possível visualizar fotos e laudos de vistoria, o que já dá uma ideia prévia sobre eventuais dores de cabeça que o imóvel pode trazer”, destaca o especialista.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.