Logo R7.com
RecordPlus

Estúdio News analisa o crescimento da população de pets no Brasil

Julinho Casares é convidado do programa da RECORD NEWS, que vai ao ar neste sábado (6), às 22h15

Estúdio News|Do R7

  • Google News
Julinho Casares, Renata Caetano e José Edson Galvão de França Divulgação/RECORD NEWS

O Brasil ocupa hoje a terceira posição no ranking mundial de população pet, com mais de 164 milhões de animais de estimação, segundo levantamento da Abempet, Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação. Este tema ganha espaço no Estúdio News deste sábado (6), a partir das 22h15, na RECORD NEWS.

Com lares cada vez menores e pessoas adiando a maternidade, os pets ocupam um novo espaço na estrutura familiar e na economia. Atualmente, há em média 1,8 animais por lar brasileiro, enquanto a média de pessoas é de 1,6.


Os benefícios emocionais da convivência com pets são comprovados. “Eles trazem inúmeros benefícios para a saúde mental e física”, afirma Julinho Casares, defensor dos animais e apresentador de TV. Durante a pandemia, quando muitas pessoas se sentiram sozinhas e estressadas, a companhia de um animal fez toda a diferença.

Oitenta por cento dos pets no país são adotados. A tendência tem crescido, impulsionada por campanhas e feirinhas realizadas em shoppings e praças. Mas Julinho faz um alerta: “A adoção precisa ser responsável. Muitas vezes, a pessoa adota por impulso e depois devolve o animal, o que é muito prejudicial para o comportamento do pet.”


Apesar dos avanços, o abandono ainda é uma realidade grave. Estima-se que existam cerca de 4 a 5 milhões de animais vulneráveis no Brasil, segundo estudo da Abempet em parceria com a Unisinos. Em abrigos, são cerca de 180 mil animais.

“Manter um pet custa, em média, R$ 1.000 por mês, considerando alimentação, vacinas e cuidados veterinários. Antes de adotar ou comprar, é fundamental entender essa responsabilidade”, alerta José Edson Galvão de França, presidente-executivo da Abempet.


A entidade defende uma reforma tributária que reduza a carga sobre produtos essenciais para pets. Hoje, cerca de 55% dos animais consomem alimentos inadequados, como comida humana, o que pode causar sérios problemas de saúde.

Um dos principais desafios é que o pet food ainda não é considerado essencial por lei, sendo tributado como produto supérfluo. “Há um projeto de lei no Congresso para mudar isso. Alimentação adequada é fundamental para o bem-estar animal”, afirma José.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.