Estúdio News analisa o impacto econômico e o avanço da Internet das Coisas (IoT)
O programa vai ao ar na RECORD NEWS neste sábado (15), às 22h15
Estúdio News|Do R7

A Internet das Coisas (IoT) já faz parte do cotidiano dos brasileiros. Do celular que usamos para pagar contas e pedir transporte, às máquinas agrícolas conectadas que reduzem desperdícios, a tecnologia está moldando uma nova era e com ela surge a Economia de Dados, um conceito que promete transformar negócios e serviços. Este tema ganha espaço no Estúdio News deste sábado (15), a partir das 22h15, na RECORD NEWS.
Um estudo liderado pelo BNDES, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aponta que a IoT poderá representar de 4% a 11% do PIB mundial nos próximos cinco anos, sendo que até 40% desse potencial deve vir de economias emergentes, como o Brasil. “Não falamos apenas de receita com tecnologia, mas de ganhos indiretos que melhoram a vida do usuário”, explica Daniel Fuchs, diretor de inovação da Arquia.
Na agricultura, os impactos são visíveis. Fazendas conectadas já registram redução de consumo de diesel entre 4% e 20%, o que pode significar milhões de reais em economia anual.
“Há uma tendência crescente no uso de conexões via satélite, seja de baixa ou alta órbita para coletar dados e monitorar, por exemplo, plantações e pragas, conta Fuchs.
Com a expansão da IoT, cresce também a preocupação com segurança. “Quando dispositivos lidam com dados sensíveis, é preciso proteção de ponta a ponta”, alerta Paulo Spacca, presidente da ABINC. Setores como automotivo e meios de pagamento estão entre os mais vulneráveis, exigindo atualizações constantes, firewalls robustos e integração entre camadas de segurança.
Apesar dos avanços, Daniel Fuchs diz que ainda vivemos uma “intranet das coisas”, pois dispositivos de diferentes marcas não se comunicam. “Se você tem uma TV e uma geladeira da mesma marca, elas interagem. Mas se forem de fabricantes diferentes, isso não acontece”, exemplifica.
A tendência é que a IoT se torne cada vez mais invisível, mas presente. “Essas tecnologias vão impactar nossa vida sem que percebamos, tornando tudo mais simples e eficiente”, conclui Spacca.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.














