Estúdio News destaca a importância da arte em ambientes hospitalares
O programa vai ao ar na RECORD NEWS, neste sábado (31), às 22h15
Estúdio News|Do R7

Ambientes hospitalares costumam ser associados à dor, à espera e à incerteza, mas a arte pode transformar esses espaços em lugares de acolhimento, esperança e cuidado integral. Segundo pacientes, familiares e profissionais de saúde, ela pode até fazer parte do processo de cura. Esse é o tema abordado no Estúdio News deste sábado (31).
O projeto Contos e Cantos que Encantam está há 25 anos levando música e histórias a todas essas pessoas. O projeto atua em instituições públicas sempre com equipes formadas por duplas: um músico e um narrador de histórias.
As visitas ocorrem duas vezes por semana, durante quatro horas, e percorrem diferentes setores, incluindo enfermarias, recepções, unidades de longa permanência e até UTIs, um privilégio raro.
“Primeiro nós conversamos com o paciente, entendemos sua história, sua cultura. A partir disso, escolhemos uma música ou história”, explica Edna Muniz, fundadora da Jamim Cultural.
A transformação não acontece apenas entre os pacientes. Profissionais da saúde e acompanhantes também se emocionam e se beneficiam.
“Muitas vezes o paciente está dormindo, mas o acompanhante chama: ‘Vem aqui, canta pra mim’”, conta Edna. “Eles estão ainda mais carentes. Estão ali, vivenciando a dor de alguém que amam”.
Entre os profissionais da saúde, a arte se tornou parte da rotina. Em alguns setores, procedimentos delicados chegam a ser realizados logo após a passagem dos arte-educadores, quando o clima está mais leve e o paciente, mais tranquilo.
A abordagem varia conforme o público e o ambiente. Com crianças, a entrada é lúdica com instrumentos e brincadeiras. Com adultos, a escuta é fundamental.
“Nosso trabalho tem uma delicadeza, uma forma muito silenciosa e respeitosa. Ir para uma UTI exige um cuidado muito grande, não que os outros não exijam, mas ali é uma forma especial de chegar, uma abordagem bem diferente”, diz Nausica Riatto, pedagoga responsável pelo projeto.
A sensibilidade da equipe é acompanhada por supervisores e psicólogos, que orientam rotinas, conversam após cada visita e cuidam também dos próprios arte-educadores.
“Geralmente, no ambiente hospitalar, as pessoas estão vulneráveis, cai o ego, cai a vaidade, nesse momento, somos todos iguais passamos por dores e precisamos estar juntos. A arte traz esse lado à tona e isso é sensacional”, enfatiza Nausica.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.














