Logo R7.com
RecordPlus

Estúdio News destaca os cuidados que devem ser intensificados no verão

O programa vai ao ar na RECORD NEWS, neste sábado (17), às 22h15

Estúdio News|Do R7

  • Google News
Renata Caetano, Silmeri Bolognani e Luís Fernando Sayago França Divulgação/RECORD NEWS

A chegada do verão traz dias mais longos, altas temperaturas e maior exposição ao sol. Com isso, aumentam os riscos de queimaduras, desidratação, manchas e doenças mais graves, como o câncer de pele, tipo mais comum no Brasil. Esse é o tema abordado no Estúdio News deste sábado (17).

Especialistas reforçam que os cuidados devem ser intensificados nesta época do ano. O primeiro passo é reforçar a fotoproteção. Entre as recomendações estão o uso de roupas com fator de proteção, bonés, chapéus, óculos escuros e atenção aos horários de maior incidência solar.


“O carro-chefe é sempre o protetor solar e a frequência das reaplicações. Em situações de maior exposição, a cada 2, no máximo 3 horas, sempre associado a outros métodos de proteção”, orienta Luís Fernando Sayago França, dermatologista do Hospital Moriah.

Ele destaca ainda que uma pele bem hidratada absorve melhor o protetor e responde de forma mais eficiente à proteção. No dia a dia, a dica é manter o protetor solar sempre por perto, junto ao kit de higiene bucal, por exemplo. No caso das mulheres, para evitar borrar a maquiagem, a farmacêutica esteta Silmeri Bolognani recomenda o uso da versão em spray.


“Assim, quando você for se alimentar ou escovar os dentes, reaplique o protetor. Para a rotina de trabalho, mesmo sem exposição direta, reaplique pelo menos de 3 em 3 ou de 4 em 4 horas”, aconselha.

A previsão dos órgãos meteorológicos indica um verão com temperaturas acima da média, mesmo sob influência do fenômeno La Niña, que costuma suavizar o calor. Estão previstas ondas de calor e máximas acima de 35°C, o que exige ajustes nos hábitos de cuidado.


Para quem frequenta a praia, Silmeri faz um alerta: o guarda-sol ideal deve ser de algodão, e não de plástico. “O guarda-sol de plástico só faz sombra, não protege. Ele retém calor e pode até refletir a radiação”, explica.

Embora alguns laboratórios indiquem que a proteção é imediata após a aplicação, o dermatologista do Hospital Moriah recomenda aplicar o protetor solar com antecedência. “O ideal é passar de 20 a 30 minutos antes da exposição. Faça isso em casa ou no hotel, depois coloque a roupa e saia.


Assim, há tempo para a absorção. Nas reaplicações, podem ser utilizadas formas mais práticas, como sprays, especialmente para crianças e adolescentes, que têm dificuldade em parar para reaplicar a cada 2 horas”, conclui.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.