'Estúdio News' deste sábado (2) fala sobre doença de Crohn e retocolite ulcerativa
O programa da Record News vai ao ar aos sábados, aos 22h30; saiba mais
Estúdio News|Do R7

As doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, são categorizadas conjuntamente devido às suas semelhanças no tratamento e nos exames diagnósticos. O tema ganha espaço no debate do Estúdio News deste sábado (2), a partir das 22h30, na RECORD NEWS.
Sintomas como diarreia prolongada, presença de sangue nas fezes e dor abdominal são indicativos, mas muitas vezes são confundidos com outras condições gastrointestinais. A janela de oportunidade para o diagnóstico e tratamento eficazes pode ser perdida se os sintomas não forem reconhecidos prontamente, o que pode resultar em complicações graves, como cicatrizes intestinais. Portanto, a conscientização sobre essas doenças, tanto entre os pacientes quanto entre os profissionais de saúde, é fundamental.
Segundo Hélio Antônio da Silva, diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), além de considerar o histórico do paciente, são necessários exames de sangue, fezes e de imagem como tomografia do abdome, enterotomografia e ressonância.
“A colonoscopia com a biopsia é fundamental, tanto que para conseguir receber medicamentos do SUS, que são de uso contínuo e preço bem alto, você precisa ter esses exames”, diz o médico.
Quanto à causa dessas doenças, a medicina ainda não conseguiu identificar um único fator. No entanto, há evidências de que fatores genéticos, ambientais e comportamentais desempenham um papel significativo.
A DII Brasil, Associação Nacional dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais, oferece suporte aos pacientes, auxiliando-os na adesão ao tratamento, facilitando o acesso a medicamentos e combatendo a disseminação de informações falsas, especialmente aquelas encontradas nas redes sociais.
“Mais de 80% de pessoas que chegam até nós, chegam dizendo que estão sem chão, que precisam de amparo e não sabem o que fazer, elas também vêm em busca da cura, de esperança, aí entra a oportunidade de alguns perfis nas redes sociais que divulgam tratamentos sem nenhuma base científica”, alerta a presidente da DII Brasil, Patrícia Mendes.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.
