Estúdio News discute a importância de uma boa introdução alimentar para o desenvolvimento das crianças
O programa vai ao ar na RECORD NEWS neste sábado (8), às 22h15
Estúdio News|Do R7

A introdução alimentar é uma fase decisiva para o desenvolvimento das crianças e um momento repleto de dúvidas para os pais. É nesse período que se formam hábitos alimentares e comportamentais que podem durar por toda a vida. Sendo assim, tema será abordado no Estúdio News deste sábado (8), a partir das 22h15, na RECORD NEWS.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, o processo deve começar quando o bebê completa seis meses.
Segundo Fabíola Suano, presidente do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), essa fase coincide com um marco importante do desenvolvimento neuropsicomotor.
“Por volta dos seis meses, a criança está mais preparada para aceitar novos alimentos, além do aleitamento exclusivo, recomendado até esse período”, explica. Ela acrescenta que o interesse por novas texturas, sabores e odores surge naturalmente, tornando o momento ideal para iniciar a alimentação complementar.
No entanto, nem todos os bebês estão prontos exatamente aos seis meses. A nutricionista materno infantil, Alice Bastos, alerta que a individualidade deve ser respeitada.
“Se o bebê nasceu prematuro, pode precisar de mais tempo para atingir os sinais de prontidão. É essencial observar o desenvolvimento motor e neurológico antes de começar”, afirma.
Mesmo após o início da introdução alimentar, o leite materno continua sendo essencial para o desenvolvimento do bebê. A recomendação da OMS é manter o aleitamento exclusivo até os seis meses e, depois, continuar oferecendo junto às refeições até os dois anos ou mais.
“A criança deve começar a comer alimentos sólidos a partir dos seis meses, mas isso não significa interromper a amamentação”, explica Fabíola. Segundo ela, o leite materno permanece como fonte importante de nutrientes e oferece fatores de proteção contra doenças, tanto no curto quanto no longo prazo.
Entre os alimentos que não devem ser oferecidos, o mel é um dos mais citados, devido ao risco de botulismo. Além disso, é fundamental o acompanhamento com pediatra e nutricionista.
“Esse suporte começa na gestação e segue durante todo o processo, ajudando a ajustar a alimentação da família e garantindo que o bebê cresça saudável”, diz Alice.
A introdução alimentar é um momento de descobertas e aprendizado para toda a família. As especialistas reforçam que não há um único método ideal, mas sim a necessidade de respeitar o desenvolvimento da criança, oferecer variedade e manter a família como referência de hábitos saudáveis. Com orientação adequada e respeito ao ritmo do bebê, é possível construir hábitos saudáveis que vão acompanhar a criança por toda a vida.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.














