Estúdio News fala sobre a chegada da TV 3.0 no Brasil e a transformação histórica na radiodifusão
O programa vai ao ar neste sábado (13), às 22h15
Estúdio News|Do R7

A chegada da TV 3.0 ao Brasil marca uma transformação histórica na radiodifusão, comparável à transição da TV analógica para a digital. A tecnologia, que une definitivamente a internet à TV aberta, promete oferecer ao telespectador uma experiência interativa e personalizada, sem necessidade imediata de trocar os aparelhos. Este é o tema do Estúdio News desse sábado (13).
Segundo Wilson Diniz Wellisch, secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, a TV 3.0 vai muito além da melhoria na qualidade de imagem e som. “Estamos falando do casamento definitivo da internet com a TV aberta, permitindo inúmeras facilidades para o telespectador”, afirmou.
Entre as novidades, será possível realizar compras diretamente pelo controle remoto, participar de enquetes e receber publicidade segmentada, anúncios direcionados para regiões específicas, além de alertas de emergência localizados.
Samir Nobre, diretor-geral da Abratel, destacou que a mudança é tão significativa quanto a introdução da TV colorida ou a migração para o sinal digital. “A TV 3.0 aproxima a experiência da televisão aberta ao consumo que temos hoje nos smartphones e no streaming”, explicou.
A migração será suave, sem necessidade imediata de troca de televisores. Conversores permitirão adaptar aparelhos atuais à nova tecnologia. “Não há prazo definido para desligamento da TV digital. As duas tecnologias vão coexistir por um bom tempo”, afirmou Wellisch. A expectativa é que os primeiros conversores estejam disponíveis no Brasil no primeiro semestre de 2026, com possibilidade de estreia em algumas praças durante a Copa do Mundo.
Mesmo com os novos serviços interativos, a TV aberta continuará sendo gratuita. A conexão com a internet será necessária apenas para recursos adicionais, como compras pelo controle remoto, enquetes e integração com aplicativos de streaming.
Para garantir que todos possam aproveitar os recursos da TV 3.0, o governo federal investe em políticas públicas de conectividade, como o Programa GESAC, que leva internet via satélite a áreas remotas, e o Norte Conectado, que instala mais de 10 mil km de fibra óptica na Amazônia.
Samir Nobre ressaltou que os decretos publicados desde 2023 definem diretrizes para implementação da TV 3.0, garantindo gratuidade e proteção de dados. “A integração com a internet não muda a essência da radiodifusão: credibilidade e gratuidade. Toda publicidade seguirá as regras do mercado e da LGPD”, afirmou.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.














