Estúdio News fala sobre as vantagens da energia solar
Programa da RECORD NEWS vai ao ar neste sábado (28), às 22h15
Estúdio News|Do R7
A energia solar não emite gases poluentes, contribuindo para a redução do efeito estufa e das mudanças climáticas. Além disso, é um recurso renovável, disponível gratuitamente e que possui fornecimento garantido para as futuras gerações. Este assunto virou tema no Estúdio News deste sábado (28).
“O Brasil é um case no mundo, extremamente pró-natureza, de muita aptidão dos recursos naturais, temos metade vindo da água, em torno de 20% vindo da luz solar e quase 15% do vento, a maior parte do que a gente colhe de disponibilidade é da natureza”, diz Daniel Maia, sócio-diretor da Athon Energia.
O mercado de energia solar no Brasil em 2024, segundo a ABSOLAR, tem projeções positivas. A previsão é de que 9,4 GW sejam adicionados à rede em um cenário de crescimento contínuo.
Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), ressalta que somos um país privilegiado.
“Temos sol de norte ao sul, vento de leste a oeste, bagaço de cana, palha de arroz, uma rede hídrica super rica, nossa tendência é trabalhar com energias renováveis, no caso da energia solar voltaica há a conversão da luz solar em energia elétrica”, pontua Evangelista.
O executivo explica que, atualmente, no Brasil já há 3 milhões de pessoas utilizando o sistema solar fotovoltaico na modalidade geração distribuída, produção de energia próxima à unidade consumidora ou na própria unidade consumidora (casa, empresa, indústria), beneficiando 4 milhões e duzentas mil pessoas que recebem o crédito dessa energia produzida por todo esse sistema.
Maia ressalta que a geração centralizada, produção de energia em larga escala por grandes usinas solares localizadas em áreas remotas, é mais favorável em lugares de maior seca como regiões no Piauí e Ceará, pois não há refração da luz.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.