Logo R7.com
RecordPlus

Estúdio News mostra o biometano como aposta promissora em combustível sustentável no Brasil

Programa da RECORD NEWS vai ao ar neste sábado (11), às 22h15

Estúdio News|Do R7

  • Google News
Airton Kunz, Renata Caetano e Carlos Silva Filho Divulgação/RECORD

O biometano vem ganhando destaque como uma alternativa promissora para uma matriz energética mais sustentável no Brasil. Este tema ganha espaço no Estúdio News deste sábado (11), a partir das 22h15, na RECORD NEWS.

Derivado do biogás — produzido a partir da decomposição de matéria orgânica — o combustível renovável tem potencial para substituir fontes fósseis, reduzir emissões de gases de efeito estufa e ainda contribuir para o tratamento adequado de resíduos sólidos.


Apesar do grande potencial, o Brasil ainda enfrenta desafios estruturais. Estima-se que o país produza cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo metade composta por matéria orgânica. No entanto, a coleta e destinação adequada ainda são deficientes em muitas regiões, especialmente no Norte e Nordeste. Atualmente, cerca de 2.500 lixões a céu aberto continuam operando no país, desperdiçando um recurso energético valioso.

“Metade dos resíduos descartados nas nossas cidades é matéria orgânica e o Brasil só aproveita 1% disso, nós precisamos ampliar todos esses sistemas, todos esses processos, para realmente recuperar o potencial dessa matéria orgânica”, diz Carlos Silva Filho, membro da ONU para temas de resíduos e sócio da S2F Partners.


Com vasto território, grande produção agrícola e alto volume de resíduos orgânicos, o país possui enorme potencial para ampliar ainda mais o uso de fontes limpas.

“O Brasil é um país eminentemente agrícola, se nós conseguirmos reduzir essa dependência do fertilizante químico, com a substituição por biofertilizante, nós vamos melhorar a qualidade dos nossos produtos, melhorar a qualidade do nosso solo e não ficar sujeito a essas questões geopolíticas internacionais, que tanto tem afetado as dinâmicas comerciais”, Carlos.


Airton Kunz, pesquisador da Embrapa conta que diferente de outros países, onde o avanço das energias renováveis dependeu fortemente de subsídios públicos, no Brasil o crescimento tem sido liderado principalmente pela iniciativa privada. O país também se destaca na produção de biodiesel, utilizado como componente do diesel tradicional.

“Nosso exemplo é muito positivo, um exemplo que serve para outras regiões do mundo. Além do biogás, nós temos o biodiesel, o uso disso também como componente do diesel, nós brasileiros, muitas vezes não nos damos conta das experiências de sucesso que nós temos”, destaca Kunz.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.