Estúdio News mostra que o índice de desemprego no Brasil é o menor em 12 anos
Porém, o número de desempregados entre 18 e 24 anos é alto ainda; programa da RECORD NEWS vai ao ar neste sábado (5), às 22h30
Estúdio News|Do R7
O índice da taxa de desemprego no Brasil é o menor em 12 anos. A Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostra que a população desempregada recuou e o mercado de trabalho aquecido deve continuar sendo o cenário por algum tempo. O tempo de procura por um emprego, segundo estimativas, está em torno de dez meses, resultado do aquecimento do mercado de trabalho e da própria economia, porém, o número de desempregados entre 18 a 24 anos é alto ainda. O tema vai ganhar espaço no Estúdio News deste sábado, a partir das 22h30, na RECORD NEWS.
“Com a pandemia, essas pessoas jovens perderam um pouco da interação humana, portanto as universidades estão trabalhando as soft skills dos alunos”, conta Ricardo Igarashi, economista e professor da Faculdade do Comércio.
O Banco Central já ligou o sinal de alerta em relação à inflação, tendo elevado a taxa básica de juros Selic em 0,25 ponto percentual na semana passada, a 10,75% ao ano.
“É uma boa notícia termos o PIB, a atividade econômica crescendo talvez a 3% esse ano, o desemprego em uma mínima histórica, um dado positivo, mas tem essa contrapartida porque ele está baseado no crescimento do consumo, do gasto, além do crescimento da produção, na lei da oferta e da procura os preços tendem a aumentar ou a ficar mais altos”, destaca Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial de São Paulo.
Com mais dinheiro circulando, os preços vão sendo inflacionados, mas Igarashi vê com bons olhos a atuação do Banco Central.
“O Banco Central está conseguindo manter a inflação em um patamar, aumentando os juros para manter esses preços estáveis. Acredito que devido à independência do Banco Central, a gente vai conseguir manter esse nível de empregabilidade”, diz o economista.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.