Logo R7.com
RecordPlus

Perda de memória é uma das sequelas relacionadas à covid-19; sintoma pode ter outras causas

Esquecimento, falta de memória e de concentração são relacionadas à infecção pelo coronavírus, mas condição já era utilizado para descrever sintomas de pacientes com fibromialgia e pacientes oncológicos que fazem quimioterapia

Estúdio News|Do R7

  • Google News
Antonio de Aquino Junior, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos/USP, Gustavo Toledo, apresentador do Estúdio News; e Keila Narimatsu, neurologista do Hospital Moriah
Antonio de Aquino Junior, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos/USP, Gustavo Toledo, apresentador do Estúdio News; e Keila Narimatsu, neurologista do Hospital Moriah

Entre as principais queixas dos pacientes que tiveram Covid-19, a perda de memória, atenção e foco são relatadas como sequelas deixadas pelo vírus, porém nem sempre essas questões estão associadas à doença.

Apesar da contaminação do vírus trazer falhas na memória em torno de seis meses após a infecção, mesmo não sendo a sequela mais comum, é a que tem sido observada em estudos.


“O brain fog, névoa cerebral, é um dos sintomas que as pessoas estão tendo após uma exposição pela Covid, acontece o esquecimento, falta de memória, de concentração, mas esse termo já era utilizado para outras causas como de pacientes com fibromialgia e pacientes oncológicos que fazem quimioterapia”, explica a neurologista do Hospital Moriah, Keila Narimatsu.

Existem outras causas que podem prejudicar a memória, a atenção e a concentração que estão ligadas à saúde mental, diz Keila, como a ansiedade, a hiperatividade e a falta de foco.


O estresse e noites de sono mal dormidas ao longo do tempo, também são fatores que afetam o correto funcionamento do cérebro, Antonio de Aquino Junior, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos/USP, ressalta a necessidade de um sono de qualidade.

“Sabemos que a formação de memória acontece a partir da fase do sono reike, que é um sono mais profundo, se o paciente não consegue desenvolver uma validade do sono suficiente, ele não vai chegar a ter um efeito positivo, se essa questão for crônica, certamente vai desenvolver a falta de concentração, foco e tudo mais”, destaca Aquino.


Em relação aos efeitos da Covid, o pesquisador salienta que existe a variabilidade biológica e cada organismo responde de uma forma diferente, cabe achar uma solução para essas sequelas cada vez mais presentes, além da manutenção da proteção em relação à contaminação.

Keila completa, “é importante que as pessoas tenham a consciência de que se a memória está ruim e não é mais do jeito que era ou se a pessoa que trabalha junto ou um familiar percebe que a pessoa está com essa dificuldade, esteja atento para procurar ajuda médica, pois não é uma coisa fácil, as variáveis são muitas”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.