Logo R7.com
RecordPlus

‘Acredito bastante nesse prêmio’, diz crítica sobre indicação de brasileiro ao Bafta 2026

País recebeu quatro indicações, incluindo a de Melhor Fotografia para Adolpho Veloso por ‘Sonhos de Trem’

News das 10|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Brasil é representado por duas produções no BAFTA: O Agente Secreto e Apocalipse nos Trópicos.
  • Adolpho Veloso concorre a Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.
  • A crítica Paula Jacob acredita que as chances de vitória são altas, especialmente para Veloso.
  • A indicação de O Agente Secreto ao Melhor Roteiro Original foi uma surpresa, devido à preferência do BAFTA por produções europeias.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Depois das indicações ao Oscar 2026, o Brasil é mais uma vez destaque em uma premiação internacional cinematográfica. Divulgada nesta terça-feira (27), a lista do Bafta, a versão britânica do maior prêmio de cinema do mundo, inclui três brasileiros que disputam quatro categorias na corrida por uma estatueta.

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorre como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Roteiro Original, e Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, foi indicado a Melhor Documentário.


Adolpho Veloso foi indicado ao prêmio pela direção de fotografia no filme 'Sonhos de Trem' Reprodução/IMDB/Adolpho Veloso

Além dos dois longas, outro brasileiro também representa o país na premiação: Adolpho Veloso concorre na categoria de Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem. Em entrevista ao News das 10, Paula Jacob, crítica e pesquisadora de cinema, destaca que o diretor de fotografia tem grandes chances em levar o prêmio.

“Ele já ganhou o prêmio no Critics’ Choice Awards, ele está concorrendo ao Oscar também, como Melhor Direção de Fotografia, e aqui ele aparece como um dos favoritos, inclusive. Eu acredito bastante nesse prêmio para a gente”, diz.


Leia mais

Sobre O Agente Secreto, Paula comenta que a indicação como Melhor Roteiro Original foi recebida com surpresa, já que, segundo ela, o Bafta costuma priorizar filmes europeus.

“Kleber Mendonça Filho, que é diretor e roteirista do filme, inclusive agradece nas redes sociais, comentando sobre o quanto é importante ver um filme escrito na sua língua materna, o português brasileiro, concorrendo numa premiação que é bem centrada na produção britânica”, pontua Paula.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.