Está endividado? Veja como fazer bom uso do cartão de crédito
Educador financeiro afirma que o cartão pode ser um aliado do planejamento de gastos dos inadimplentes
Renda Extra|Do R7
A parcela de famílias que têm dívidas a vencer atingiu 77,5% em março, o maior patamar já registrado pela Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Desse total, 87% são com cartão, que representou o tipo de crédito mais usado pelas pessoas, seguido dos carnês de loja.
Para Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, o cartão pode ser um aliado do planejamento de gastos. “O problema não é fazer compras com cartão de crédito. O problema é perder o controle dos gastos e não conseguir pagar o total da fatura na data de vencimento. Aí, a dívida pode virar uma bola de neve.”
O cartão de crédito oferece uma série de vantagens a quem consegue usá-lo de forma sustentável, ou seja, pagando a fatura no vencimento. “Com ele, é possível ganhar milhas ou pontos. É possível fazer pagamentos de emergência hoje para pagar somente no vencimento da fatura. Ele também ajuda a controlar os gastos, concentrando todas as despesas em um único lugar”, afirma o professor Liao.
“É possível conseguir se aproveitar dos benefícios que o cartão oferece sem cair em dívidas.” Para não perder o controle do pagamento do cartão, Liao dá algumas dicas abaixo:
Pague tudo sem atraso
Tente pagar sempre o total da fatura até a data do vencimento; assim você evita os juros do rotativo, que são os mais altos do mercado.
Cuidado com o valor mínimo
Evite cair na armadilha de pagar o valor mínimo. Esse é o primeiro passo para uma dívida pequena se transformar em uma bola de neve impagável.
Não parcele a fatura
Parcelar também não é solução, pois haverá cobrança de juros (e juros bem altos).
Controle as compras parceladas
Faça as contas e calcule se conseguirá pagar a fatura toda considerando as outras compras parceladas que você já tem.
Avalie a necessidade da compra
Antes de passar o cartão, sempre vale se questionar se aquela compra vale mesmo a pena.
Mantenha o limite dentro das suas possibilidades
Limite de crédito alto pode incentivar gastos desnecessários. Se você tem bastante limite, reduza para somente o necessário.