Pesquise e não faça dívida; veja 7 dicas para o presente do Dia dos Pais
Confira se os preços cabem dentro de seu orçamento e use a criatividade para acertar no presente e não gastar muito
Renda Extra|Do R7
A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) estimam um movimento no comércio de R$ 26,9 bilhões neste Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (13). Segundo a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes.
Por isso, a educadora financeira Aline Soaper orienta o consumidor a não fazer dívidas e a pesquisar antes de sair de casa para as compras.
“Na última semana, tivemos uma diminuição na taxa Selic, mas é preciso cautela. Essa redução não quer dizer que seja o momento ideal para as pessoas tomarem novos créditos. É preciso ter uma organização e planejamento financeiros", afirma a educadora financeira.
A tendência é que as pessoas comprem presentes mais baratos. Segundo o levantamento da CNDL e do SPC Brasil, 35% das pessoas têm intenção de gastar o mesmo valor do ano passado, período que a inflação estava em alta. Além disso, 17% dos consumidores querem gastar menos.
De acordo com Aline Soaper, o que não pode faltar nessa data, e em outras ocasiões em que se pretende presentear, é a pesquisa de preços. As estatísticas do estudo da CNDL/SPC Brasil mostram exatamente isso: 76% dos consumidores vão pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras. E a grande maioria vai usar sites, lojas de shopping e redes sociais para colocar os gastos na ponta do lápis.
“Os consumidores estão atentos aos preços e vão pesquisar antes de comprar. Além disso, é importante fazer um planejamento e saber o quanto pode gastar, sem se endividar, porque que a data comemorativa vai passar, mas as dívidas vão ficar para serem pagas. Por isso, destaco que parcelar os presentes, se você já está com orçamento apertado, não é uma boa”, orienta Aline.
Veja 7 dicas na hora de comprar presente
1 - Confira se os preços cabem dentro de seu orçamento e se o produto é mesmo necessário e será usado por vários anos. O melhor é comprar algo que se possa pagar, sem fazer dívida.
2 - Antes de comprar, verifique as ofertas antecipadamente por meio de folhetos publicitários, encartes, sites, entre outros. Assim, é possível definir previamente que itens precisa adquirir. O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor é obrigado a cumprir toda oferta de produtos que veicular.
3 - Evite fazer as compras de forma apressada. Não deixe de verificar o estado do produto, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apontados na embalagem.
4 - Procure presentes com significado, não apenas com valor financeiro. Por exemplo, a família pode se reunir e fazer um passeio, como um piquenique em algum parque, e levar alguns quitutes. Pode fazer um álbum de fotos virtual ou até mesmo imprimir algumas fotos do pai e colocar em um porta-retrato para dar de presente.
5 - Se você tem habilidades manuais, por que não investir em uma lembrança feita a mão?
6 - Também é uma oportunidade para os empreendedores oferecerem alternativas de presentes mais acessíveis para ganhar no volume. A dica geral é usar a criatividade e buscar lembranças que tenham o estilo do seu pai.
7 - Se o produto apresentar algum problema que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência. Se não o fizer, o consumidor tem o direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou a devolução das quantias pagas com correção monetária. Pode, ainda, requerer o abatimento proporcional do preço.
Fonte: Aline Soaper e Procon-SP