Ação das Forças Armadas põe mais de 5.000 homens nas ruas do Rio
Operação tem apoio da PM e da Civil. Estrada Grajaú-Jacarepaguá é fechada, e recomendação é escolher o Alto da Boa Vista ou a Linha Amarela
Rio de Janeiro|Jaqueline Suarez, do R7*, com Agência Brasil
As Forças Armadas e as Polícias Civil e Militar fazem, nesta quinta-feira (7), uma megaoperação na zona oeste do Rio de Janeiro com cerca de 5.400 militares, sendo 420 PMs e 350 policiais civis.
A ação envolve o cerco às comunidades Cidade de Deus, Gardênia Azul, Outeiro, Vila do Sapê, Parque Dois Irmãos e Morro da Helena, todas na região de Jacarepaguá.
Em seu perfil no Twitter, a Polícia Militar informou que dois suspeitos foram presos por agentes do Bope (Batalhão de Operações Especiais), por volta das 8h10. Com eles foram apreendidos uma pistola, munições e um rádio transmissor.
Mais cedo, pouco antes das 7h, moradores da Cidade de Deus relataram uma intensa troca de tiros na comunidade, de acordo com informações do aplicativo Fogo Cruzado.
Os policiais militares auxiliam na incursão nas favelas e nos bloqueios de vias. Já os civis fazem a checagem de antecedentes criminais e cumprem mandados judiciais. Equipes das três forças também trabalham na remoção de barricadas e na revista de veículos e pessoas.
Os agentes contam com apoio tático de veículos e aeronaves blindadas, além de equipamentos de engenharia, usados para liberar os acessos às comunidades. A operação é parte das medidas da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.
O COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio) informou que a estrada Grajaú-Jacarepaguá está interditada nos dois sentidos. A recomendação é de que os motoristas que trafegam entre as zonas norte e oeste optem pelo Alto da Boa Vista ou pela Linha Amarela.