Logo R7.com
RecordPlus

Acidente em Copacabana: faixa de publicidade pode ter atrapalhado piloto, diz especialista

Gerardo Portella diz que só uma investigação vai revelar as causas da queda, mas imagens sugerem pane no motor ou sistema de controle

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O piloto do ultraleve que caiu em Copacabana foi encontrado morto após buscas realizadas por embarcações e helicópteros.
  • A aeronave realizava serviços de publicidade e o acidente ocorreu durante seu primeiro voo com o piloto sozinho na cabine.
  • Investigações estão em andamento para determinar as causas do acidente, com indícios de uma pane relacionada ao motor ou controle da aeronave.
  • Especialistas afirmam que a faixa de publicidade pode ter dificultado o pouso de emergência, aumentando o arrasto e contribuindo para a perda de controle do avião.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Foi encontrado o corpo do piloto do ultraleve que caiu no mar em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado (27). Embarcações da Marinha e helicópteros ajudaram nas buscas. Militares em motos aquáticas e barcos civis também trabalharam no resgate. Além disso, mergulhadores com equipamentos semelhantes a um sonar atuam para identificar a fuselagem do avião, que continua perdida.

A aeronave estava realizando serviços de publicidade e carregava faixas de propaganda próximo à orla. O acidente ocorreu por volta de 12h30. Em nota, a Força Aérea Brasileira, por meio do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), disse que profissionais iniciaram as investigações sobre o caso.


Ao ser questionado sobre o acidente, o subprefeito da zona sul do Rio de Janeiro, Bernardo Rubião, informou que esse era o primeiro voo do piloto neste tipo de aeronave e que o homem era o único na cabine no momento do acidente.

Segundo o engenheiro de riscos e segurança Gerardo Portella ainda não é possível ter certeza dos motivos por trás do acidente, porém é possível identificar por meio das imagens que ocorreu algum tipo de pane, provavelmente relacionada ao motor ou ao sistema de controle.


Portella acredita que a faixa de publicidade que o avião carregava pode ter piorado a situação do piloto: “No momento dessa pane, o piloto precisa se livrar daquela faixa, porque ela tem muito arrasto, pode prejudicar a última chance que ele tem de tentar fazer um pouso forçado.”

Devido aos problemas enfrentados na operação e à proximidade com a água, o veículo perdeu a sustentação e entrou em Stall, o que fez com que ele caísse frontalmente com o bico e causasse um impacto muito intenso na água, levando a uma submersão rápida que impossibilitou a fuga do piloto.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.