Alerj discute projeto de lei para permitir fábricas de armas de fogo
Deputado Alexandre Freitas, autor do projeto, afirma que objetivo da emenda é fazer com que empresas invistam no Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*
A Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) vai votar nesta quarta-feira (12) a PEC (Projeto de Emenda Constitucional), que pode permitir a instalação de indústrias de armas de fogo nos municípios do Rio de Janeiro.
A norma que está em vigor não autoriza a instalação desse tipo de fábrica no Estado e ainda prevê restrições à atividade comercial que explore a venda de armas de fogo e munições.
A PEC precisa do apoio de 42 parlamentares e a votação será nominal, dividida em dois turnos.
O deputado Alexandre Freitas, autor do projeto, afirma que o objetivo da emenda é fazer com que empresas passem a investir no Estado do Rio de Janeiro.
“Atualmente, existem poucas fábricas de armas de fogo, que estão em Estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Vemos pelas notícias mais recentes que novos fabricantes já se preparam para entrar no Brasil e, neste momento de recuperação econômica, é urgente que o Rio entre nessa disputa”, justificou o autor.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.