Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alerj vota plano de previdência social para deputados estaduais nesta terça (29)

Texto será votado em discussão única e prevê complemento na aposentadoria de parlamentares, além de pensão por morte

Rio de Janeiro|Victor Tozo*, do R7

Previdência social para deputados foi proposta da mesa diretora da Alerj
Previdência social para deputados foi proposta da mesa diretora da Alerj Previdência social para deputados foi proposta da mesa diretora da Alerj

A Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) vota, nesta terça-feira (29), o projeto de lei n.º 70/22, que prevê a implantação do plano de previdência social para deputados estaduais. A medida, segundo a casa, tem o objetivo de regulamentar as aposentadorias voluntárias e por invalidez dos parlamentares, além da pensão por morte.

O texto, de autoria da mesa diretora do Parlamento, define que o plano terá caráter facultativo e suplementar aos benefícios de previdência obrigatórios. Além disso, a Alerj afirma que o benefício deverá ter plano de custeio elaborado por uma consultoria especializada, podendo ser gerido por uma empresa de previdência privada.

A proposta estabelece que, para fazer jus ao plano, o deputado deve ter, no mínimo, 60 anos, ter atuado em cinco legislaturas e ter contribuído por ao menos 35 anos com um regime previdenciário obrigatório no caso dos homens e por 30 anos no caso das mulheres.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.