Rio de Janeiro Alunos da UFRJ salvam idosa que teve parada cardíaca na praça Mauá

Alunos da UFRJ salvam idosa que teve parada cardíaca na praça Mauá

Senhora de 66 anos passou por uma cirurgia e se recupera bem

  • Rio de Janeiro | Thalyta Neme*, do R7, com Michelle Maia, da Record TV Rio

Glória, de 66 anos, passa bem

Glória, de 66 anos, passa bem

Record TV

Alunos de medicina e enfermagem da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), socorreram uma idosa que teve uma parada cardiorrespiratória no último sábado (19), na Praça Mauá, na região central do Rio de Janeiro.

A iniciativa foi em comemoração ao Dia do RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). O grupo se reuniu para ensinar primeiros socorros para as pessoas que passavam pelo local.

Por volta das 11h, Glória, de 66 anos, passou perto dos alunos e caiu no chão. Eles socorreram ela e se revezaram para fazer massagens de dois em dois minutos.

Uma das meninas da equipe foi até um museu para solicitar um DEA (desfibrilador automático externo), para que fosse possível realizar o choque para reanimar a senhora. Foi necessário repetir o procedimento quatro vezes.

Em entrevista à Record TV, Patrick, um dos alunos, contou como foi a experiência:

“A gente teve essa atividade em conjunto. Todos somos alunos, alguns nunca tinham participado de nada dessa magnitude. Então, foi um momento bem atípico para a nossa carreira acadêmica.”

Mariana, outra integrante do grupo, contou como se sentiu:

“Na hora que eu estava revezando a massagem, eu senti que a vida dela estava na minha mão, que o coração dela estava na minha mão.”

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e terminou de fazer o trabalho. A idosa passou por um procedimento cirúrgico e está bem.

Últimas