Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Angra dos Reis entra em alerta máximo após fortes chuvas 

Município registrou nas últimas 24h o volume de chuva esperado para todo o mês; Vila do Abraão e Praia do Sítio Forte foram os bairros mais atingidos

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Angra dos Reis registrou nas últimas 24 horas o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Os locais mais atingidos foram a Vila do Abraão e a Praia do Sítio Forte. Nesses bairros, a Defesa Civil decretou estágio de alerta máximo, quando há risco de deslizamente de terra, enchente e queda de barreira. 

No Abraão, a prefeitura liberou um abrigo em uma escola municipal do bairro para onde os moradores devem se deslocar em caso de risco iminente. No Frade, um muro desabou na escadaria da rua Francisco de Souza e caiu em um terreno vazio. Engenheiros da Defesa Civil estão vistoriando o local.

Rio com previsão de chuva

Com previsão de chuva forte ao longo do dia, o Rio entrou em estágio de atenção durante a madrugada desta quarta-feira (14). Choveu forte em vários bairros da zona oeste. Os maiores volumes de chuva foram registrados em Sepetiba, Santa Cruz e Guaratiba.

Publicidade

De acordo com o COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio), a previsão para esta quarta é de pancadas de chuva fraca a moderada, podendo ser forte em pontos isolados, acompanhadas de rajadas de vento moderado a forte e raios. A temperatura cai, com mínima de 20ºC e a máxima não passa dos 28ºC. 

O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa que há possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas no município do Rio.

Publicidade

A Prefeitura do Rio recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

Publicidade

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

- Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;

- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.