Após acidente, Alerj quer apurar condições de sistema ferroviário
Presidente da Comissão de Transporte pretende abrir investigação sobre funcionamento, maquinários, sinalização e estado dos trilhos
Rio de Janeiro|Karolaine Silva, do R7*
O presidente da Comissão de Transportes da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), deputado Dionísio Lins (PP), vai solicitar na próxima quinta-feira (28) a realização de uma audiência pública para acompanhar e apurar as condições do sistema ferroviário da capital fluminense.
A movimentação do parlamentar ocorre após a colisão entre dois trens, nesta quarta-feira (27), deixar um maquinista morto e oito feridos, na estação de São Cristovão, na zona norte.
O presidente da comissão lamentou que acidentes como esse ocorram frente à tecnologia avançada e que o caso deve ser investigado e punido com máximo rigor.
Dionísio Lins também afirmou que a batida pode ter sido provocada por falha no sistema de segurança.
“Se realmente houve uma falha de comunicação que permitiu que uma composição não identificada saísse da Central e colidisse com outra no mesmo ramal, houve no mínimo, em minha opinião, erro humano ou falha no sistema de segurança.”
A comissão pretende investigar as condições de funcionamento das composições, seus maquinários, sinalização e o estado de desgaste e uso dos trilhos. O parlamentar vai solicitar que a audiência pública seja marcada para a primeira quinzena de março.
Leia também
Serão chamados para a reunião representantes da Rio Trilhos (Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro), da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro), do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) e do Sindicato dos Ferroviários.
Assista ao vídeo:
*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira