Logo R7.com
RecordPlus

Após repercussão negativa, Marinha começa a retirar grades da Praça Mauá

Apenas as cercas junto à Baía de Guanabara serão mantidas para impedir acesso ao mar

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Gradeamento teve repercussão negativa entre cariocas e turistas
Gradeamento teve repercussão negativa entre cariocas e turistas

A Marinha do Brasil informou nesta quarta-feira (21) que começou a retirar as grades que impedem a circulação de cariocas e turistas na Orla Conde, zona portuária do Rio de Janeiro. A decisão de retirar as estruturas foi anunciada na noite desta terça-feira (21) pelo Comando do 1º Distrito Naval, após um acordo com o prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella (PRB).

No entanto, a cerca junto à Baía de Guanabara será mantida para evitar o acesso de civis ao mar. Em nota, a Marinha disse que objetivo é “proporcionar maior segurança, evitando a queda de transeuntes no mar”.


Em nota, Crivella disse que entrou em contato com o almirante Leal Ferreira e apelou para que a área da Orla Conde fosse liberada pelo 1º Distrito Naval.

A Marinha voltou atrás na decisão após uma repercussão negativa do gradeamento na região entre a Praça Mauá e a Candelária. Em 2014, ela já tinha feito um acordo com a Prefeitura para liberar parte da orla para acesso ao público.


A região portuária da cidade do Rio recentemente passou por um processo de revitalização a partir de um projeto conhecido como Porto Maravilha. Com o embalo das obras para sediar os Jogos Olímpicos, a Prefeitura do Rio promoveu uma recuperação urbana, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da regão, além dos transportes.

De acordo com projeções demográficas, a expectativa é de um salto de 32 mil para 100 mil habitantes em 10 anos na região que tem mais de 5 milhões de m² e engloba os bairros do Santo Cristo, Gamboa, Saúde e trechos do Centro, Caju, Cidade Nova e São Cristóvão. Durante as Olimpíadas, a Praça Mauá foi sede do Boulevard Olímpico que recebeu milhares de pessoas, com diversas atrações de cultura e lazer.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.