Logo R7.com
RecordPlus

Assédio no Carnaval: advogado explica como spray de pimenta pode ser utilizado

Rio de Janeiro é o primeiro estado a liberar o uso do produto para defesa pessoal

Rio de Janeiro|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

O Carnaval trouxe de volta ao debate uma lei em vigor no Rio de Janeiro desde o final de 2025, que autoriza o uso e a comercialização de sprays de extrato vegetal para fins de autodefesa feminina. O Rio se tornou o primeiro estado a permitir oficialmente o uso do famoso spray de pimenta para esses casos.

A legislação estabelece que o produto, com concentração máxima de 20%, só pode ser vendido em farmácias, mediante identificação e com limite de duas unidades por pessoa por mês. Na prática, o que muda é a possibilidade de adquirir o spray sem nenhum tipo de embaraço com a polícia, explica Jaime Fusco, advogado especialista em segurança pública.


“É importante esclarecer que esse equipamento é para ser utilizado em defesa pessoal, sua ou de terceiros, jamais como ataque”, diz. Ele ainda detalha o funcionamento do produto e orienta as medidas a serem tomadas diante de uma agressão.

“Outro fato relevante destacar é que esse equipamento tem o objetivo de neutralizar de forma momentânea o agressor. Utilizou o equipamento, liga para a polícia de forma rápida, busque a ajuda de um guarda municipal próximo e se cerque de testemunhas para que a polícia possa identificar e neutralizar esse agressor.”

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.